Life&Style

Dark academia: conheça o estilo que vem bombando nas redes sociais

Dark academia é uma nova tendência que alia elementos vintage e hábitos cult

Dark academia

Ler poesia romântica, tocar um instrumento clássico e apreciar a história da arte. Poderia ser a descrição de qualquer intelectual dos anos 40 e 50, mas é apenas a última moda entre os milhões de usuários do TikTok e do Instagram, as redes sociais preferidas da geração Z. Fotos e vídeos mostram jovens usando suéteres e blazers de tweed, saias xadrez e mocassins rodeados por estantes de livros, discos de vinil, tabuleiros de xadrez, escrevendo cartas à mão e tomando uma xícara de chá – tudo isso em pleno 2021.

A moda parece ter ganhado força em meio à pandemia, quando alunos de escolas e universidades tiveram de voltar para suas casas e acompanhar as aulas à distância. Com isso, surgiu um movimento estético que valoriza o ambiente acadêmico e tudo o que está relacionado a ele, como as bibliotecas, símbolos do conhecimento moderno, e os autores considerados clássicos. O toque singular fica por conta da inspiração gótica (por isso, dark [escuro, sombrio] academia), presente nos tons escuros e nas peças de roupa mais pesadas.

Falando especificamente do vestuário, os adeptos do estilo dark academia usam peças mais outonais, em tons terrosos e escuros, feitas de tecidos como o tweed e a lã. Dá para aliar blusas leves, de gola alta, ou camisas polo, que dão um ar mais acadêmico, com blazers, casacos e cardigans. Para a parte de baixo, saias xadrez ou de lã e calças cigarrete caem bem. O look pode ser complementado por um cachecol ou lenço e uma bolsa de couro do tipo maleta, onde caiba pelo menos um livro.

Este estilo vai além da moda, fazendo parte também da decoração. Invista em objetos como livros, canetas tinteiro, vitrolas, discos de vinil, xícaras e canecas personalizadas. Desta maneira, você poderá criar fotos e vídeos incríveis. Além disso, use e abuse de filtros que imitam a câmera analógica e efeitos em tom de sépia e preto e branco, que remetem ao passado. Para quem quer economizar, é possível garimpar peças em feiras de antiguidades, e os itens de vestuário podem ser adquiridos em brechós, dando maior originalidade ao look criado.

Se você gostou do estilo dark academia, mas prefere peças mais leves e tons mais claros, saiba que existe a versão light academia. Associada ao cottagecore, outro estilo muito popular nas redes sociais, esta versão está mais relacionada às paisagens campestres e à vida bucólica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *