Dicas & Destinos

Brasília: capital vai além dos prédios e monumentos políticos

Parques e gastronomia se destacam na capital, enquanto natureza nas cidades próximas apresenta paisagens exuberantes

monumentos políticos
Foto de Rodrigo Marfan

Brasília tornou-se a capital federal do Brasil em 1960, quando ficou pronta. Além do cenário político movimentado, a capital também oferece um roteiro cheio de pontos turísticos e gastronômicos. A capital foi erguida no meio do cerrado em um governo ambicioso do então presidente Juscelino Kubitschek. Com o projeto arquitetônico para as principais edificações de Oscar Niemeyer, Brasília conta com pontos turísticos que carregam essa história, e se tornou também patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO.

Além dos prédios e monumentos ligados à vida política, se destacam o Parque da Cidade Sarah Kubitschek, o Parque Ecológico Dom Bosco e o Jardim Botânico. O primeiro é o maior parque urbano da América Latina, com 420 hectares, projetado também por Niemeyer e com obra paisagística de Burle Marx, e comporta quadras esportivas, lagos artificiais, centro hípico e outras áreas de lazer. Dom Bosco, também de Niemeyer, tem a possibilidade de realizar trilhas e é possível até nadar no Lago Paranoá. Já o Jardim Botânico oferece vasta biodiversidade, com a possibilidade de conhecer mais da fauna e flora da região.

Não são somente parques que se encontram no roteiro de uma viagem de turismo a Brasília – a gastronomia também é das melhores. Destacam-se os restaurantes italianos A Mano e Trattoria Da Rosario, o peruano Taypá Sabores Del Perú, o argentino Caminito Parrilla, os portugueses Tejo e Sagres e os japoneses New Koto e Nazo Sushi Bar. Já o Dudu Bar, o Bloco C e o Fortunata oferecem pratos da cozinha contemporânea, enquanto o Lavi aposta na alimentação saudável.

É possível viajar para fazer trabalho remoto ou quando a situação melhorar. É fácil comprar uma passagem aérea para Brasília de qualquer capital do país. Para quem quiser explorar a região, dá também para visitar outros locais próximos, através de viagens de carro como Cristalina, Formosa, Salto de Corumbá, Salto de Itiquira, Pirenópolis, Cocalzinho de Goiás, Chapada Imperial e Chapada dos Veadeiros.

As paisagens impressionam com cachoeiras, vegetação típica do cerrado, piscinas rochosas, grutas, cavernas, montanhas e serras. Cristalina, por exemplo, possui uma das maiores reservas de cristais do mundo inteiro, enquanto Formosa propicia uma série de atividades ao ar livre, como stand up paddle, caiaque, escalada e rapel. Belas trilhas podem ser exploradas pelos diversos locais perto de Brasília. O ideal é contratar guias especializados que podem apresentar a região com segurança. Brasília e os arredores transformam-se em um excelente destino para quem quer explorar o interior do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *