Dicas & Destinos

6 destinos fora de estrada para encarar no fim do isolamento social

Se nos dias de hoje o melhor que podemos fazer é não sair de casa, que tal usar esse tempo confinado para programar a sua próxima aventura fora de estrada?

estrada

A Mitsubishi, em parceria com Renato Perotti, parceiro da marca e organizador das expedições que levam a marca Sertões, preparou um guia completo com dicas de destinos para o seu próximo passeio.

“O Brasil é um País que reúne condições ideais para viagens fora de estrada. Suas dimensões continentais com diversos tipos de clima e vegetação além, claro, de estradas bastante desafiadoras, são um prato cheio para que gosta de sair com seu 4×4 para explorar novos lugares”, afirma Fernando Julianelli, diretor de marketing e comunicação da Mitsubishi no Brasil.

Abaixo, você encontrará dicas preciosas e cinco sugestões de roteiros imperdíveis.

Antes de se aventurar

Antes de pegar a estrada, verifique as condições de sistemas essenciais para o bom funcionamento de seu veículo: freios, motor, câmbio, faróis, suspensão e pneus devem estar em perfeitas condições. Atente-se também aos níveis de água e fluídos de seu veículo, que devem estar dentro da normalidade.

Prepare-se e se planeje bem

“Além de procurar pesquisar bem sobre a trilha e a região que você irá explorar, leve sempre com você um GPS portátil, que pode ser muito útil em caso de emergência. Não se esqueça também de levar itens como uma boa lanterna, um kit básico de ferramentas e, se couber, um galão com combustível extra. Estar bem preparado para uma viagem para lugares inóspitos é fundamental. Por mais experiência que se tenha na prática da condução fora de estrada, podemos sempre nos deparar com uma situação inusitada que exigem uma boa saída” garante Renato Perotti.

 Explorando destinos incríveis pelo Brasil

1 – Serra da Mantiqueira, São Paulo e Minas Gerais

Saindo da cidade de São Paulo sentido São José dos Campos, encontramos um passeio com aproximadamente 200 quilômetros de distância pela estrada velha de Campos do Jordão, na região de Monteiro Lobato.

Basta seguir pelo asfalto ou encontrar as diversas opções de estradinhas de terra que chegam até a bucólica cidadezinha de São Francisco Xavier. De lá é possível acessar por trilha a cidade de Monte Verde, já em Minas Gerais.

Mais do que trilhas off road, a região está repleta de montanhas e cachoeiras que formam uma paisagem única. Várias opções de restaurantes e pousadas charmosas encantam os viajantes.

2 – Serra da Bocaina, São Paulo

Bem entre Rio de Janeiro e São Paulo, a Serra da Bocaina abriga uma das mais importantes cidades históricas do Brasil, o município de Bananal, que era a mais rica do País nos tempos do café, quando os escravos ainda trabalhavam nas imensas fazendas da região.

E algumas delas ainda existem, agora como pontos turísticos. É o caso da Fazenda 3 Coqueiros, que traz um acervo imenso de peças históricas da época do Brasil Império.

A Fazenda Boa Vista é outra que vale a visita. Ela é uma das mais conhecidas da região e já serviu e cenário para inúmeras novelas de época.

De Bananal saem trilhas incríveis que dão acesso à lugares remotos no topo da serra, de onde é possível acessar cachoeiras e belas montanhas com vista para o mar da região de Parati.

3 – Serra da Canastra, Minas Gerais

Muito mais do que produtores de queijos premiados, a Serra da Canastra em Minas Gerais, reúne uma série de trilhas e cachoeiras de cair o queixo. As cidades de São João Batista da Glória e São Roque de Minas, próximas ao Parque Nacional da Serra da Canastra, reúnem paisagens deslumbrantes e um ambiente mais do que acolhedor.

Passeios guiados pelas trilhas off road por todo o Parque estão disponíveis de forma fácil.

4 – Serra do Rio do Rastro com cânions, Santa Catarina

O interior de Santa Catarina também reúne cânions com paisagens cinematográficas. Saindo de Florianópolis, sugerimos um roteiro de fim de semana com um trajeto total de aproximadamente 500 quilômetros.

Basta seguir da capital catarinense rumo a Urubici, onde se pode almoçar com uma linda vista para a serra. Saia da cidade e siga a Braço do Norte pela famosa Serra do Corvo Branco.

Antes do pôr-do-Sol, suba a Serra do Rio do Rastro, considerada por muitos a estrada mais linda do Brasil. Uma vez no topo, você chegará a cidade de Bom Jardim, onde poderá passar a noite. No dia seguinte, aproveite seu 4×4 para desfrutar as estradas que percorrem as encostas dos cânions da região.

5 – Cânions de Aparatos da Serra, Rio Grande do Sul

Distante cerca de 186 quilômetros de Porto Alegre, a região do Parque Nacional de Aparatos da Serra, próxima a Cambará do Sul é uma das mais belas do País. Pelas trilhas da região, os praticantes do 4×4 encontram os mais distintos desafios off road em um ambiente deslumbrante em meio aos cânions como Itaimbezinho, Monte Negro e Fortaleza.

As travessias dos rios Passo da Ilha e Passo do S são bastante desafiadoras e devem ser feitas com a ajuda de um guia local. 

A vista da Cachoeira dos Rodrigues e da Cachoeira dos Venâncios são paradas obrigatórias.

6- Pegadas do Cerrado, Goiás

Bem no extremo sudoeste Goiano, está a cidade de Caiapônia, com mais de 100 cachoeiras catalogadas, entre Jataí e Aragarças. Vale a pena os 600 quilômetros de viagem em meio às fazendas, conhecendo o agronegócio da região, misturado com as belezas dos rios. Desstaque para Cachoeira Salto do Paraguassú com sua praia particular e sua queda de 96 metros! Só chega de 4×4!

3 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

  2. Pingback: Embarque na Viagem

  3. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *