Dicas & Destinos

Ecoturismo: conheça as belezas do Brasil e fuja de aglomerações

Em tempos de pandemia, o ecoturismo, acaba sendo uma ótima opção para fugir de aglomerações e viajar com muito mais tranquilidade

ecoturismo

Mergulhar em águas cristalinas, percorrer trilhas em vegetações intocadas, visitar grutas e conhecer paisagens incríveis. É isso que o turismo ecológico ou ecoturismo – como é mais conhecido – proporciona para os turistas. A modalidade, segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), tem crescido entre 15% e 25% nos últimos anos e permite que o viajante conheça – de forma sustentável – destinos com belezas naturais preservadas. “O ecoturismo possibilita que o visitante mude um pouco a rotina e aproveite as atividades ao ar livre e em contato com a natureza que os hotéis oferecem. Além disso, promove uma conscientização no que diz respeito à preservação ambiental”, aponta Carlos Eduardo Pereira, Diretor Executivo da Bancorbrás. 

Durante esse período de pandemia e retomada do turismo no Brasil, os viajantes estão em busca de locais que ofereçam conforto e tranquilidade em ambientes mais controlados, aponta Carlos Eduardo. “Todos estão optando por destinos que priorizem as medidas sanitárias e os protocolos de biossegurança. O ecoturismo, nesse momento, é uma ótima opção para fugir de aglomerações”, explica. 

Mergulho, flutuação, trilhas, cavalgadas, tirolesa, observação de fauna e flora, parapente e asa-delta são algumas das atividades que podem ser realizadas no turismo ecológico, desde que não tragam nenhum prejuízo ou impacto à fauna e à flora local. No Brasil, os principais destinos de ecoturismo são: Alto Paraíso (GO), Bonito (MS), Carolina (MA), Chapada dos Veadeiros (GO), Fernando de Noronha (PE), Jalapão (TO), Chapada Diamantina (BA) e Manaus (AM).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *