Gastronomia etc.

Saborosos e saudáveis: conheça os benefícios dos cogumelos

Ainda pouco consumidos no Brasil, cogumelos têm se mostrado grandes aliados de uma alimentação saudável

benefícios dos cogumelos

Queridinho dos vegetarianos e veganos, o cogumelo é uma ótima fonte de proteína que vem ganhando cada vez mais destaque nos últimos anos. Na culinária brasileira, a preferência vai para o cogumelo paris, mas também há os apreciadores de shitake e shimeji, influenciados, principalmente, pela gastronomia asiática. 

A produção de cogumelos não exige muito e cresce em abundância quando feita corretamente. Um ambiente escuro e com controle de temperatura e umidade é o mais propício para o cultivo. Com dedicação e cuidado, algumas pessoas conseguem até produzir suas próprias colônias em casas ou apartamentos. 

Mas, apesar da facilidade de produção e dos benefícios dos cogumelos, o consumo nacional ainda é pequeno em comparação com outros países.  Enquanto os brasileiros comem apenas 160 gramas por ano, a quantidade para os alemães é de quatro quilos, a dos franceses é por volta de dois quilos e a dos italianos, um quilo e meio.  

A tendência é que esse cenário mude, e, tanto o consumo, quanto a produção, continuem crescendo por aqui. Afinal, os cogumelos são alimentos de baixo teor calórico e possuem nutrientes essenciais que contribuem com o funcionamento intestinal, protegem o coração e fortalecem o sistema imunológico. 

Uma pesquisa publicada pela revista Food Science & Nutrition mostra que o consumo de pequenas porções de cogumelos diariamente pode aumentar consideravelmente a presença de nutrientes como fósforo, potássio, cobre, fibra alimentar, riboflavina, niacina, colina, zinco e selênio em nosso organismo. 

Além disso, segundo estudo divulgado no International Journal of Cancer, realizado durante 13 anos, com cerca de 36.499 homens, comprova os benefícios dos cogumelos e indica que consumir cogumelo três ou mais vezes por semana está associado a 17% menos chances de ter câncer de próstata.

Para te incentivar a experimentar os benefícios dos cogumelos e incluir na sua alimentação, separamos algumas receitas deliciosas que qualquer pessoa que tenha um fogão de quatro bocas consegue fazer. 


Cogumelo refogado com salsinha

Ingredientes:

200 g de cogumelos paris

200 g de cogumelos shiitake

2 dentes de alho

3 colheres de sopa de azeite

6 ramos de salsinha

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Leve ao fogo médio uma frigideira grande. Quando aquecer, coloque o azeite. Em seguida, adicione o alho e mexa por um minuto. Junte os cogumelos cortados em fatias grossas, tempere com sal e pimenta a gosto e refogue por dois minutos, até ficarem macios e levemente dourados. Desligue o fogo, misture a salsinha picada e sirva a seguir.


Estrogonofe de cogumelos

Ingredientes:

1 cebola média picada 

1 dente de alho picado 

5 colheres de sopa de azeite 

800 g de cogumelo shiitake e shimeji misturados 

1 colher de sopa de mostarda 

1 colher de sopa de ketchup 

1/4 xícara de chá de creme de leite 

1 tomate picado sem casca e sem sementes 

1 colher de sopa de salsinha 

1 colher de sopa de manjericão

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Em uma frigideira aquecida, adicione o azeite e doure a cebola e o alho. Coloque os cogumelos picados e refogue. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Acrescente mostarda, ketchup, creme de leite e tomate e deixe cozinhar. Finalize com a salsinha e o manjericão.


Escondidinho de shimeji

Ingredientes:

1 kg de purê de batatas

Sal a gosto

1 cebola picada

3 dentes de alho picados

600 g de cogumelo eryngui

2 tomates picados sem pele e sem semente

1 colher de sopa de extrato de tomate

1 xícara de parmesão ralado

Modo de preparo:

Desfie os cogumelos com o auxílio de um garfo e reserve. Em uma frigideira, adicione um fio de azeite e refogue os cogumelos aos poucos; em seguida, reserve. Na mesma frigideira, adicione mais um fio de azeite e refogue a cebola e o alho, até dourar. Junte os tomates e continue refogando, até que comecem a murchar. Adicione os cogumelos e misture. Acrescente o extrato de tomate, misture e deixe cozinhar por cinco minutos. Em um refratário, coloque os cogumelos refogados, cubra com o purê de batatas e finalize com o parmesão. Leve para o forno preaquecido a 180ºC, até gratinar. 

2 Comentários

  1. Pingback: Saborosos e saudáveis: conheça os benefícios dos cogumelos - Prótese de Silicone em Santos

  2. Pingback: Saborosos e saudáveis: conheça os benefícios dos cogumelos - Clínica Estética em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *