Viajar é sempre uma experiência maravilhosa, e qualquer destino oferece momentos inesquecíveis. Mas uma boa maneira de conhecer um novo lugar é não apenas visitando suas principais atrações turísticas, mas realizando atividades adoradas pelos moradores locais, tendo verdadeiras experiências genuínas.
A Ilha da Madeira, destino português situado em meio ao Oceano Atlântico, conquista viajantes do mundo todo com sua natureza exuberante, hotéis luxuosos e deliciosos restaurantes. Que tal explorar esse lugar magnífico como um verdadeiro madeirense? Confira nossas dicas para ter experiências genuínas na Ilha da Madeira!
Para começar, saboreie o vinho Madeira e a poncha
O vinho é uma tradição portuguesa e na Madeira não é diferente. A ilha produz o famoso vinho Madeira, que cai como uma luva para aperitivo ou para acompanhar sobremesas. No entanto, vale tomar os outros vinhos locais durante as refeições. Outra bebida típica que é muito popular entre os madeirenses é a poncha, preparada com suco de limão, mel e aguardente de cana. Ela é perfeita para dias mais quentes e momentos descontraídos, como happy hours.
Aproveite a natureza
Quando chega o fim de semana, normalmente procuramos algo para fazer em nossa cidade. Os sortudos madeirenses têm uma ilha inteira à sua disposição! E a sua maior riqueza é a natureza. Por isso, em vez de ir a um parque no sábado de manhã, é comum que os moradores da Ilha da Madeira explorem suas belíssimas trilhas em meio à Floresta Laurissilva, andem de bicicleta ou subam aos mirantes com as melhores vistas do destino!
Desfrute da água salgada
A relação dos madeirenses com o mar é íntima. Não é à toa: o oceano não apenas rodeia a ilha, mas influencia seu clima, manifesta-se em sua gastronomia e marca sua paisagem deslumbrante. Há muitas maneiras de desfrutar dessa riqueza: passeios de barco, esportes aquáticos ou um simples dia numa praia ou nas piscinas naturais locais são algumas das pedidas dos moradores locais. Uma ótima opção é apreciar o incrível pôr do sol junto ao mar, de preferência na parte oeste da ilha.
Começar as refeições com bolo do caco
Apesar do nome, o bolo do caco é o pão tradicional da Madeira. De formato redondo e achatado, sua massa crocante por fora e macia por dentro é a entrada perfeita para qualquer refeição, acompanhada de uma deliciosa manteiga de alho e salsa. Você terá muitas iguarias para provar – espetada, bife de atum, lapas, peixe-espada-preto –, mas não pode deixar de experimentar o bolo do caco!
Prove as frutas do Mercado dos Lavradores
A localização da Ilha da Madeira é privilegiada, pois garante um clima de primavera o ano todo. Além de ser muito agradável, há uma outra vantagem: o destino é um local onde se consegue cultivar muitas plantas. Por isso, a ilha é rica em frutas, muitas delas diferentes até para nós, brasileiros, que estamos acostumados com a fartura típica do clima tropical. Por isso, não deixe de fazer como um verdadeiro madeirense e provar algumas frutas no Mercado dos Lavradores.
- Dezembro Laranja e a prevenção ao câncer de pele
- Conheça o Peru: destinos para apreciar a história, vida natural e cultura da região
- Orquestra Light da Rocinha: ação social em forma de música
- Quais as melhores dicas de viagem para um ano sabático?
- Curiosidades e história da Catedral de Notre Dame
- Festival de Verão Salvador 2025: diversidade musical e homenagens
Pingback: Embarque na Viagem