Life&Style

Formas de transformar seu banheiro com mudanças simples

Apesar de importante, este cômodo não costuma receber muita atenção durante as reformas

transformar seu banheiro

Ainda que seja um dos cômodos mais utilizados da casa, o banheiro se mostra um desafio quando o assunto é reforma. E olha que eu sei bem o que é isso, já que estou encarando uma mudança radical, por conta própria, na minha casa. A verdade é que este espaço costuma ser deixado de lado, não recebendo muita atenção durante o processo de decoração. Normalmente, as mudanças ficam restritas à inclusão de um papel de parede diferente e ao uso de uma pia com pedra, quando, na realidade, o banheiro tem um grande potencial para se tornar um dos protagonistas do imóvel.

O espaço pequeno e as funcionalidades já bem estabelecidas fazem com que seja difícil pensar em maneiras de inovar no local. Além disso, é essencial levar em consideração o alto nível de umidade presente no cômodo, além do frequente uso de água, o que pode acabar criando um problema caso sejam escolhidos itens e materiais inadequados para decoração e reforma.

Uso de cores e materiais para transformar seu banheiro

O banheiro está longe de ser, necessariamente, um espaço sem graça, com uso exclusivo de cores básicas e azulejos simples. Apostar em revestimentos coloridos e tintas especiais para este cômodo da casa já colabora para criar um espaço com mais personalidade. Apostar em tendências de pintura, como a meia parede ou as formas geométricas, é uma ótima ideia, especialmente para quem tem pouca experiência em reformas. Pintar a moldura do espelho e incluir outros pontos de cor dão um toque a mais para a decoração.

Outra dica para transformar seu banheiro é apostar em materiais diferentes, que podem substituir o uso das pedras, tão tradicionais neste cômodo. Apostar em materiais naturais, por exemplo, como madeira e itens de palha, cria uma decoração aconchegante e sofisticada. Este tipo de material deve ser envernizado corretamente, evitando que seja afetado pela umidade do local.

Funcional e bonito

Apesar de tudo, o espaço ainda precisa ser funcional, permitindo que a função de banheiro seja bem utilizada. Por isso, é importante manter uma boa quantidade de armários e estantes, para armazenar todos os itens usados no dia a dia, como toalhas, papel higiênico e objetos de higiene pessoal.

As prateleiras podem servir como display para objetos decorativos, que também podem marcar presença no banheiro. A dica é apostar em peças simples e delicadas e que combinem com o restante da decoração. Também é possível escolher itens funcionais, mas que tenham design ou cores interessantes. Uma ideia é escolher um recipiente divertido para colocar as escovas de dente, que pode ser um pote de vidro ou um porta-treco de alumínio. Para instalar as prateleiras, basta usar uma parafusadeira e uma mão francesa, criando um visual limpo.

Também é possível escolher alguns tipos de plantas para deixar o cômodo ainda mais bonito. A dica é apostar em espécies que se beneficiam do ambiente úmido e não se incomodam com a pouca luminosidade, já que nem todos os banheiros têm uma boa entrada de luz. Samambaia, babosa, jibóia e lírio-da-paz são ótimas opções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *