Gastronomia etc.

Receita de Natal: Mince Pies

A mistura de frutas doces e picantes envolta em massa quebradiça tem sido um deleite e uma receita de Natal regular por séculos na Grã-Bretanha – embora suas encarnações anteriores possam não ser tão saborosas para os paladares modernos. Mince é, inclusive, carne moída, ingrediente que aparecia nas receitas antigas.

Receita de Natal

As Mince Pies foram originalmente feitas para celebrar Jesus. A forma oblonga representa a manjedoura em que Jesus dormia quando era bebê, com “doce menino Jesus’ esculpido na massa. Tradicionalmente, uma Mince Pie é comida em cada um dos Doze Dias do Natal (entre o Natal e o Dia de Reis). As crianças são avisadas que, se deixarem uma torta para o Papai Noel, receberão um presente extra.

A versão inicial das Mince Pies remonta ao século 13, quando os europeus voltando do Oriente Médio trouxeram receitas contendo carnes, frutas e especiarias. No início, elas eram chamados de vários nomes diferentes, incluindo “torta de carneiro”, “torta de salmão” e “torta de Natal”.

Durante a era vitoriana, as receitas populares de tortas com carne moída tornaram-se mais doces e seu tamanho e forma começaram a mudar de um grande oblongo para uma forma de tortinha individual.

Os ingredientes para uma Mince Pie comum são uvas passas, groselhas e açúcar, além especiarias como noz-moscada e canela. Tradicionalmente, esses ingredientes costumavam ser envoltos em sebo, ou seja, gordura de carneiro ou boi, mas, atualmente, a massa é normalmente feita com manteiga.

Os britânicos normalmente comem uma Mince Pie fria e a acompanham com uma taça de vinho quente ou uma xícara de chá, é claro. No entanto, elas podem ser servidas quentes e são deliciosas com uma colherada de creme de leite ou chantilly.

Ingredientes (12 tortinhas mais sobras):

Para o recheio:

· 50g de passas

· 150g de groselha

· 5g de mixed peels (ou casca de laranja cristalizada)

· 3 colheres (de sopa) de conhaque

· 150g de manteiga gelada, ralada

· 125g de açúcar mascavo

· Sementes de 1 vagem de baunilha

· 1 colher (de chá) de especiarias moídas (pimenta do reino, canela, noz moscada)

· 1 maçã tipo Bramley (maçã verde comum no Reino Unido), descascada, ralada e sem o talo e sementes

· Suco e raspas de 1 laranja

· Suco e raspas de 1 limão

Para a massa:

· 350g de farinha trigo, mais extra para untar

· 150g de manteiga sem sal, amolecida, cortada em cubos

· 50g de açúcar de confeiteiro, peneirado

· Raspas de 1 laranja

· 2 gemas de ovos caipiras

Para a cobertura:

· 2 ovos caipiras, batidos

· 50g de açúcar demerara

Preparo:

Coloque todos os ingredientes para o recheio em uma tigela grande e misture bem. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 24 horas.

Para a massa, peneire a farinha em uma tigela, acrescente a manteiga amolecida, o açúcar de confeiteiro e as raspas de laranja e incorpore delicadamente com as mãos até que a mistura fique parecida com migalhas de pão. Misture as gemas e adicione 2-3 colheres de sopa de água para ajudar a unir a massa. Aperte a massa suavemente até obter uma bola macia. Achate em forma de disco, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.

Unte uma forma de tortinhas ou de cupcakes. Desembrulhe a massa e abra-a obre uma superfície levemente enfarinhada, com a espessura de meio centímetro. Com um cortador, corte 12 discos de massa um pouco maiores que o tamanho dos buracos da forma. Pressione um disco de massa no fundo de cada buraco. Encha cada forma de massa com o recheio e depois corte mais 12 rodelas de massa (desta vez, um pouco menores). Pincele as bordas das forminhas com um pouco de ovo batido e pressione as tampas, pressionando as bordas com a ponta de um garfo para selar.

Pincele as tampas com ovo batido e use uma pequena faca ou espeto para fazer um corte no topo de cada torta. Polvilhe com açúcar demerara e transfira a bandeja para a geladeira por 30 minutos.

Pré-aqueça o forno a 1800C. Tire da geladeira e asse as tortas picadas por 20-25 minutos ou até que estejam douradas e crocantes. Transfira para uma grade para esfriar, vire as tortas e sirva. Guarde a sobre do recheio em um pote de conserva esterilizado e lacrado.

Fonte: Thane Prince, BBC Food

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *