Cotidiano Black

Semana da Consciência Negra: Museu Afro Brasil tem programação especial

No mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra, o Museu Afro Brasil preparou um conjunto de atividades que atravessarão a Semana de ponta a ponta. Entre o aniversário de Emanoel Araújo, dia 15, e o sábado, 21 de novembro, a instituição promoverá lives, oficinas, visitas online mediadas e a abertura da exposição Melvin Edwards – o escultor da resistência, que traz ao Brasil obras de um dos principais nomes da arte contemporânea.

Museu Afro Brasil

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Museu Afro Brasil, promoverá, entre os dias 15 e 21 de novembro de 2020, a Semana da Consciência Negra do Museu Afro Brasil, conjunto de eventos online que buscam refletir, difundir e valorizar temas relacionados à cultura afro-brasileira.

Com uma programação elaborada para o ambiente virtual, a Semana será aberta no domingo, 15, com a comemoração do aniversário de Emanoel Araujo, diretor curatorial do museu e renomado artista plástico brasileiro.

Na quarta-feira, 18, o museu disponibilizará em seu canal oficial do Youtube a oficina Impressões da cor, uma atividade que mistura técnicas de xilogravura com os temas abordados no acervo da instituição; a oficina será realizada pelo artista, oficineiro e arte-educador Luís Carlos Batista. No dia 19, quinta-feira, o educador do Museu Afro Brasil, Gabriel Rocha, fará a visita temática virtual Trabalho, da escravidão à abolição, que tem como objetivo apresentar e discutir questões pertinentes à exposição de longa duração do acervo do museu. Ambas as atividades poderão ser assistidas pelo canal oficial do Museu Afro Brasil no Youtube.

Museu Afro Brasil
Navio negreiro (Museu Afro Brasil) – Wikimedia Commons

Na sexta-feira que marca o dia da Consciência Negra, o Museu realizará a abertura presencial e online da exposição Melvin Edwards – o escultor da resistência que trará a público um conjunto de grandes esculturas, pinturas e instalações produzidas pelo artista plástico que dá nome à mostra. Com mais de 30 peças elaboradas em diferentes formatos e suportes, como metal, arame e aço; a individual traz obras produzidas pelo escultor estadunidense em sua última passagem ao país, em 2019. Já realizada em espaços como o Museu de Arte Moderna da Bahia e o Museu da República (RJ), a mostra conta com uma ampliação do número de obras em relação às exibições anteriores, permitindo uma visualização de momentos diversos dos quase sessenta anos de trabalho e pesquisa do artista plástico. Melvin Edwards – o escultor da resistência também prestará homenagem a ex-esposa do artista, a poetisa Jayne Cortez. A exposição fica em cartaz até o dia 31 de janeiro de 2021.

No mesmo dia 20 de novembro, o museu inaugura a homenagem Deus salve o rei – 80 anos de Pelé, que traz uma iconografia em celebração aos oitenta anos do ex-jogador de futebol da seleção brasileira, possibilitando o conhecimento de um conjunto iconográfico que mostra a presença do atleta como símbolo da cultura nacional e do imaginário popular.

A Semana da Consciência Negra do Museu Afro Brasil será encerrada com uma nova edição de Aos pés do Baobá, atividade de contação de histórias inspiradas em narrativas africanas, afro-brasileiras e indígenas. A história, intitulada Pouco antes de dormir, será contada pela arte-educadora Mariana Per e transmitida ao vivo pelo canal oficial do Museu Afro Brasil no Youtube.

Com o objetivo de alcançar o maior número de público, a Semana da Consciência Negra do Museu Afro Brasil ocorrerá virtualmente pelas mídias sociais do equipamento e parceiros. A abertura de exposição, no entanto, ocorre presencialmente, conforme normas e procedimentos de funcionamento que visam a saúde de visitantes e funcionários.

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *