No mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra, o Museu Afro Brasil preparou um conjunto de atividades que atravessarão a Semana de ponta a ponta. Entre o aniversário de Emanoel Araújo, dia 15, e o sábado, 21 de novembro, a instituição promoverá lives, oficinas, visitas online mediadas e a abertura da exposição Melvin Edwards – o escultor da resistência, que traz ao Brasil obras de um dos principais nomes da arte contemporânea.
O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Museu Afro Brasil, promoverá, entre os dias 15 e 21 de novembro de 2020, a Semana da Consciência Negra do Museu Afro Brasil, conjunto de eventos online que buscam refletir, difundir e valorizar temas relacionados à cultura afro-brasileira.
Com uma programação elaborada para o ambiente virtual, a Semana será aberta no domingo, 15, com a comemoração do aniversário de Emanoel Araujo, diretor curatorial do museu e renomado artista plástico brasileiro.
Na quarta-feira, 18, o museu disponibilizará em seu canal oficial do Youtube a oficina Impressões da cor, uma atividade que mistura técnicas de xilogravura com os temas abordados no acervo da instituição; a oficina será realizada pelo artista, oficineiro e arte-educador Luís Carlos Batista. No dia 19, quinta-feira, o educador do Museu Afro Brasil, Gabriel Rocha, fará a visita temática virtual Trabalho, da escravidão à abolição, que tem como objetivo apresentar e discutir questões pertinentes à exposição de longa duração do acervo do museu. Ambas as atividades poderão ser assistidas pelo canal oficial do Museu Afro Brasil no Youtube.
Na sexta-feira que marca o dia da Consciência Negra, o Museu realizará a abertura presencial e online da exposição Melvin Edwards – o escultor da resistência que trará a público um conjunto de grandes esculturas, pinturas e instalações produzidas pelo artista plástico que dá nome à mostra. Com mais de 30 peças elaboradas em diferentes formatos e suportes, como metal, arame e aço; a individual traz obras produzidas pelo escultor estadunidense em sua última passagem ao país, em 2019. Já realizada em espaços como o Museu de Arte Moderna da Bahia e o Museu da República (RJ), a mostra conta com uma ampliação do número de obras em relação às exibições anteriores, permitindo uma visualização de momentos diversos dos quase sessenta anos de trabalho e pesquisa do artista plástico. Melvin Edwards – o escultor da resistência também prestará homenagem a ex-esposa do artista, a poetisa Jayne Cortez. A exposição fica em cartaz até o dia 31 de janeiro de 2021.
No mesmo dia 20 de novembro, o museu inaugura a homenagem Deus salve o rei – 80 anos de Pelé, que traz uma iconografia em celebração aos oitenta anos do ex-jogador de futebol da seleção brasileira, possibilitando o conhecimento de um conjunto iconográfico que mostra a presença do atleta como símbolo da cultura nacional e do imaginário popular.
A Semana da Consciência Negra do Museu Afro Brasil será encerrada com uma nova edição de Aos pés do Baobá, atividade de contação de histórias inspiradas em narrativas africanas, afro-brasileiras e indígenas. A história, intitulada Pouco antes de dormir, será contada pela arte-educadora Mariana Per e transmitida ao vivo pelo canal oficial do Museu Afro Brasil no Youtube.
Com o objetivo de alcançar o maior número de público, a Semana da Consciência Negra do Museu Afro Brasil ocorrerá virtualmente pelas mídias sociais do equipamento e parceiros. A abertura de exposição, no entanto, ocorre presencialmente, conforme normas e procedimentos de funcionamento que visam a saúde de visitantes e funcionários.
- Quais as melhores dicas de viagem para um ano sabático?
- Curiosidades e história da Catedral de Notre Dame
- Festival de Verão Salvador 2025: diversidade musical e homenagens
- 10 curiosidades sobre o Dia de Ação de Graças
- Filmes de viagem para se inspirar e explorar novos horizontes
- Casa G20 promove ¡Hola Rio! em parceria com a Colômbia
Pingback: Embarque na Viagem