Dicas & Destinos

Viagens de carro são as preferidas na pandemia

Por questões de segurança, automóveis voltam a ser a melhor opção para viajar em meio a pandemia de coronavírus

Viagens de carro

Em 2020, parece tudo diferente. O coronavírus redefiniu a forma como as pessoas buscam diversão e trouxe um antigo hábito de volta: as viagens de carro. Um pouco esquecidas depois da popularização do avião e da visitação de locais cada vez mais distantes, elas se tornaram o modo mais seguro de locomoção em meio à crise sanitária, além de proporcionar a chance de que destinos brasileiros sejam descobertos e apreciados.

Segundo especialistas, apesar da abertura gradual das atividades, o comportamento da população tende a ser mais conservador em um primeiro momento. Como nas últimas semanas os serviços de hospedagem voltaram a operar, as viagens de carro entre estados próximos é vista como mais segura, pois garante que a família não tenha contato com mais pessoas e há locais para passar os dias da viagem.

Na China, primeiro epicentro da doença, o comportamento registrado com a reabertura foi o mesmo. Uma pesquisa realizada pela consultoria Oliver Wyman mostrou que cerca de 77% dos mil chineses entrevistados, de 18 a 24 anos, deram prioridade aos destinos nacionais em sua primeira viagem após a quarentena.

Mesmo que essa prática tenha crescido em meio à pandemia, ela já vinha aumentando no ano passado. Em 2019, 46,6% dos viajantes brasileiros se locomoveram em um carro particular ou da empresa, 16% preferiram ir de ônibus e 15,3% optaram pelos aviões, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua: Turismo, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada em 2020.

Em relação à hospedagem, das 21,4 milhões de viagens feitas no terceiro trimestre de 2019, cerca de 47,3% dos viajantes ficaram hospedados em casas de amigos e parentes. Hotel ou flat ocupou a segunda posição (17,3%), seguido por pousada (4,8%), imóvel próprio (2,8%) e outros (27,9%).

Viagem mais segura

Para quem pretende fazer viagens de carro neste período, há algumas recomendações gerais da comunidade médica que devem ser seguidas para que todos fiquem mais seguros. Ao chegar ao local visitado, por exemplo, é importante se manter longe de aglomerações e escolher passeios ao ar livre e em ambientes mais vazios.

Antes mesmo de fazer as malas, uma pesquisa sobre o destino é essencial. Nela, será possível verificar os locais que estão abertos, as taxas de contágio e os números diários de casos registrados. Outra coisa necessária para garantir a viagem em segurança é conhecer o próprio estado de saúde. Viajar enquanto está com sintomas de coronavírus ou comprovadamente infectado não é uma alternativa.

Além disso, por ser uma viagem de carro, também é imprescindível que ele esteja com o licenciamento, a manutenção e o seguro auto em dia, para que nenhuma surpresa aconteça pelo caminho. 

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *