Gastronomia etc.

Na cozinha: saiba como descongelar alimentos corretamente

O processo correto de descongelamento é importante para evitar desperdícios.

descongelar alimentos corretamente

Quando você compra um alimento em quantidade um pouco maior daquela que pretende consumir, uma boa solução é congelar o restante. Assim, garante que ele dure mais tempo e evita o desperdício.

No entanto, você sabia que o processo de descongelamento também é importante? Não é recomendado levar o alimento direto do congelador para fora do freezer. O ideal é que ele vá descongelando gradualmente.

Veja dicas para descongelar os alimentos corretamente e descubra se você não estava fazendo isso do modo errado.

Armazene dentro de um recipiente na geladeira

A forma de descongelamento mais recomendada é retirar o alimento do freezer, colocá-lo dentro de um recipiente com tampa e guardá-lo na geladeira. Assim, ele irá descongelar gradualmente, estando protegido de bactérias e micro-organismos.

Em média, pode levar até um dia para que ele descongele completamente, especialmente, quando for carnes. De qualquer forma, vale a espera. Dentre as frutas, a maçã é um exemplo que exige o descongelamento na geladeira.

Se o produto ainda estiver na embalagem fechada, como acontece com massas, pães de queijo pré-cozidos e batatas fritas, você pode deixá-lo na geladeira com o próprio pacote.

Utilize o modo descongelamento do micro-ondas

Esqueceu que precisava descongelar algo, mas tem pressa em usar aquele alimento? Quando se trata de carnes, massas e marmitas prontas, o modo descongelamento do micro-ondas pode ajudar a descongelar alimentos corretamente.

Veja se o aparelho possui alguma orientação para descongelar um alimento específico. Se não, aperte o modo descongelamento e vá fazendo o processo aos poucos.

Descongele direto na panela

Legumes e massas são dois exemplos de alimentos que podem ser descongelados diretamente na panela durante o preparo. Basta esquentar um pouco de água quente e adicioná-los. Se o objetivo é refogá-los, basta adicioná-los na frigideira.

Rapidamente, eles estarão em temperatura ambiente e cozidos, ou seja, prontos para consumo. Se você quer ter um maior controle do cozimento, outra dica útil, especialmente, para os legumes, é descongelar a vapor.

Algumas carnes, inclusive, a de hambúrguer, permitem ser descongeladas diretamente na panela. Então, você pode tirá-las do freezer e já fritá-las ou assá-las.

Evite a temperatura ambiente

Carnes não devem ser descongeladas em temperatura ambiente, especialmente, pelo risco de contaminação. No entanto, as frutas podem passar tranquilamente por este processo, assim como tortas salgadas ou doces.

Alimentos que passam pelo processo de descongelamento natural devem ser consumidos em, no máximo, um dia. Além disso, se forem cozidos, como no caso das tortas, não podem ser congelados novamente.

Não use água corrente para descongelar

Essa atitude é muito comum em casos de esquecimento do descongelamento de algum alimento. Acredita-se que, ao colocá-lo debaixo da água corrente, estará acelerando o processo e o produto poderá ser consumido naquele mesmo dia.

Isso até acontece, no entanto, a água corrente retira todos os nutrientes e até o sabor do alimento. Então, pode riscar esta opção não é muito aconselhável.

Não volte a congelar alimento descongelado

Tirou do freezer? Não importa qual seja o alimento, ele deve ser consumido em breve e, caso sobre, armazenado na geladeira. Isso é válido, principalmente, para aqueles que já foram cozidos.

Para evitar este problema, mesmo que não faça uma porção completa, o ideal é retirar do freezer apenas o que você vai usar. Carnes podem ser congeladas em porções menores, assim como as massas.

Use água corrente apenas em embalagens fechadas

A água diretamente no alimento não é recomendada como técnica de descongelamento. No entanto, se pretende descongelar algo que está em sua embalagem original, ainda fechada, pode apostar nela.

Para isso, encha uma bacia com água em temperatura ambiente e coloque o pacote ali dentro. Troque a água de meia em meia hora e faça esse processo por, no máximo, duas horas, para evitar a proliferação de micro-organismos.

Essas dicas vão te ajudar muito na cozinha. Então, é garantido que os alimentos estarão prontos para consumo assim que você os descongelar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *