Gastronomia etc.

Café Dalgona: saiba como preparar a bebida que viralizou nas redes sociais

Mistura asiática feita com quatro ingredientes virou tendência com publicações ao estilo “faça você mesmo” 

Café Dalgona

Em meio ao isolamento social, uma receita simples, feita com apenas quatro ingredientes, viralizou nas redes sociais. O Café Dalgona, que conquistou os usuários do TikTok, Twitter e Instagram, é uma mistura cremosa e fotogênica criada na Ásia. Pelo período em que ganhou fama, a composição também ganhou o nome de “bebida da quarentena” ou “café da quarentena”.

Em cafeterias, o Café Dalgona é feito em batedeiras ou misturadores elétricos, o que facilita o trabalho. Entretanto, prepará-lo em casa também é razoavelmente simples, seja usando utensílios para bater os ingredientes ou misturando com o auxílio dos talheres. Veja abaixo como preparar a bebida.

Ingredientes

– 2 colheres de sopa de café instantâneo ou pó de café expresso

– 2 colheres de sopa de açúcar

– 2 colheres de sopa de água fervente

– ¾ xícara de leite

Modo de preparo

  1. Separe o café, o açúcar e a água em uma tigela média e bata com o auxílio de um batedor de claras de ovos. É possível alterar o utensílio por um garfo, uma batedeira ou até mesmo pelo liquidificador.
  2. Bata tudo até que a mistura se transforme em um creme espesso. Normalmente, com equipamentos elétricos, esse ponto pode ser alcançado em oito ou dez minutos. Para quem preferir fazer a receita totalmente de forma manual, será necessário misturar os ingredientes por alguns minutos a mais.
  3. No copo em que a bebida será servida, coloque o leite e, em seguida, despeje o Café Dalgona.

As quantidades estipuladas rendem o equivalente a um copo e, assim, podem ser aumentadas. O ideal é que os valores sejam equivalentes de um ingrediente para o outro. Há, ainda, a opção de tomá-lo quente ou frio, dependendo da preferência dos consumidores. Na versão do Café Dalgona frio, alguns cubos de gelo podem ser adicionados junto ao leite, que também deve estar gelado. Agora, se preferir a bebida quente, basta esquentar o leite antes de colocá-lo no copo e, em seguida, adicione duas colheres da mistura preparada previamente. Além disso, se for compatível com o gosto da pessoa, adoçar um pouco mais a composição é viável. 

Deste modo, como há versões para todos os gostos, é possível colocar a bebida como uma alternativa diferente para aproveitar em momentos em família e até compor presentes caseiros, como uma cesta de café da manhã preparada para o aniversariante ou homenageado do dia. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *