Negócios & Serviços

FUNAI solicita abertura de concurso para 826 vagas

Segundo informações do Gran Cursos Online, empresa especializada na capacitação de candidatos para concursos públicos no Brasil, a Fundação Nacional do Índio(FUNAI) poderá abrir um novo edital de concurso em 2021, para nível médio e superior, com salários de R$ 5.349,07 até R$6.420,87. 

concurso funai

De acordo com a FUNAI, o edital do concurso foi solicitado juntamente ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A liberação fica à critério da pasta da economia, que é responsável pela liberação dos exames de concursos federais. O órgão possui menos servidores do que o necessário e, atualmente, trabalha com menos da metade do quadro efetivo.

As vagas do concurso são para preencher as unidades da sede da FUNAI, Frentes de Proteção Etnoambiental e o Museu do Índio. Confira abaixo os cargos solicitados, em nível superior: 

Nível Superior
AdministradorAntropólogo
ArquitetoArquivista
Assistente SocialBibliotecário
ContadorEconomista
EngenheiroEngenheiro Agrônomo
Engenheiro FlorestalEstatístico
GeógrafoMédico Veterinário
Indigenista EspecializadoPesquisador
PsicólogoSociólogo
Técnico em Comunicação SocialTécnico em Assuntos Educacionais,
Zootecnista

Para o nível médio, o cargo é de Agente em Indigenismo, que trabalha com planejamento, organização, execução, avaliação, estruturação e apoio qualificado e administrativo especializado a atividades voltadas ao indigenismo. Além disso, também é responsável por outras atividades. Confira: 

Atividades – Agente em Indigenismo
I- Realização de estudos voltados à demarcação, regularização fundiária e proteção de suas terras;
II- Formulação, articulação, coordenação e implementação de políticas dirigidas aos índios e suas comunidades;
III – Regulação e gestão do acesso e do uso sustentável das terras indígenas;
IV – Acompanhamento e fiscalização das ações desenvolvidas em terras indígenas ou que afetem direta ou indiretamente os índios e suas comunidades; estudos e pesquisas; bem como atividades administrativas e logísticas, de nível superior, inerentes às competências institucionais de seu órgão ou entidade de lotação.

A FUNAI foi criada através da Lei nº 5.371, de 5 de Dezembro de 1967, para proteger e dar suporte aos índios, promovendo políticas de desenvolvimento sustentável das populações indígenas. E também faz ações que proporcionam a  proteção saúde e educação do povo indígena, a divulgação das suas culturas, além da realização de pesquisas para recolha de dados estatísticos sobre a população indígena no Brasil. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *