ONG lança campanha para promover iniciativas em apoio aos refugiados no Brasil

Enquanto os abraços físicos estão limitados, O Abraço Cultural, ONG e escola de idiomas com professores refugiados e imigrantes, lança a campanha #AbraceDaí, como uma forma de continuar abraçando as mais de 11 mil pessoas reconhecidas como refugiadas no Brasil (Conare, 2018) e os mais de 82 mil imigrantes de 132 países que recorreram ao governo brasileiro para tentar obter o direito de viver por aqui como refugiado (Ministério da Justiça, 2019).

refugiados

A população em situação de refúgio já é um grupo vulnerável em condições normais. São pessoas que foram obrigadas a sair de seus países de origem para sobreviver e estão refazendo suas vidas em um novo local, se adaptando e reconstruindo a si mesmos, sua rede de apoio e seus trabalhos.

Por isso, buscamos reunir um ponto de apoio para compartilhar instituições que trabalham com tal população, suas respectivas iniciativas no momento atual e também os refugiados e refugiadas empreendedoras que estão adaptando seus negócios para vendas online.

Nossa nova página de destino, em parceria com a ONG Atados, está composta por duas seções:

Quero ajudar

  • Compre do Pequeno: divulgaremos um catálogo de serviços promovidos por empreendedores/as refugiados como parte da campanha #compredopequeno.
  • Faça uma doação: listaremos as instituições que estão recebendo doações para a população refugiada.
  • Abraço Online: divulgaremos as aulas particulares online do Abraço Cultural, com os professores e professoras de São Paulo e Rio de Janeiro.

Preciso de ajuda

  • Divulgue seu trabalho: canal para divulgação dos serviços de empreendedores/as
  • Dicas para o seu negócio: manual de como manter os serviços em período de isolamento social
  • Instituições e iniciativas de apoio à refugiados: indicações de projetos e iniciativas que estão se reinventando no período de isolamento social.
  • Acabei de chegar no Brasil: dicas, informações e orientações de acolhimento aos/as recém chegados/as
  • Apoio psicológico: serviços de apoio psicológico gratuitos

Faça parte dessa campanha!

Compartilhe, faça a informação circular! Quanto mais pessoas souberem das iniciativas e dos empreendedores e seus serviços, mais impacto geraremos em seus trabalhos e renda!

#Abracedai essa causa ❤

4 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

  2. Pingback: Embarque na Viagem

  3. Pingback: Embarque na Viagem

  4. 28 de abril de 2020 ás 10:11 Responder
    Simone Maria O. Goncalves

    Bom dia. Estou desenvolvendo um trabalho para mapear politicas públicas adotas para acolher refugiados. Estou precisando de material para filtrar e propor um projeto que ofereça ação de acolhimento mais efetiva a nível de educação para o meu Estado. Vocês poderiam colaborar comigo? Nesse momenro preciso mapear o que já tem sido feito e está dando certo em alguns Estados. A partir daí, filtrar aqui no meu Estado as ações. Depois disso, propor ações que possam estabelecer politicas publicas para contemplar os refugiados abrigados no Brasil e em especial no meu Estado, propondo ações efetivas quanto a Educação e acesso ao exercício de cidadania pleno (trabalho, lazer, moradia e etc).
    Desde já,
    Agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *