Gay Travel & Fun

Usuários de PrEP serão tema de documentário no GNT

Em tempos que há a preocupação na continuidade das políticas de saúde pública relacionadas ao HIV, um assunto que ainda é tabu para muita gente será tema de um documentário que será exibido ainda no canal GNT. Os usuários de PrEP (profilaxia pré-exposição) serão os personagens do novo projeto da cineasta Susanna Lira, conhecida pelo longa “Positivas” (2009), que mostrava o cotidiano de mulheres que pegaram HIV dos maridos.

PrEP

A ideia foi do roteirista Michel Carvalho, que trabalha com Susanna desde 2013 e sempre teve o desejo de explorar o universo LGBT em um dos trabalhos. Pensando na sexualidade do homem gay contemporâneo, principalmente a forma como esse público lida com o sexo em tempos de aplicativos e sexo mais disponível, Michel teve a ideia de falar o universo do PrEP ao perceber que ele mesmo não conhecia muito sobre o assunto. Para quebrar o tabu, levar o debate ao conhecimento de mais pessoas e principalmente desmitificar que apenas os gays jovens devem pensar em usar esse método (já que são a maior parte dos usuários), surgiu a ideia do novo longa.

A chegada de Victor Hugo, antropólogo que desenvolve uma pesquisa relacionada ao tema, trouxe o lado acadêmico para o projeto e permitiu ampliar o debate ainda no período de pré-produção. A ideia é mostrar a vida cotidiana dos usuários do método de prevenção, não só a parte relacionada ao tema, mas mostra também que são pessoas normais, com uma vida comum.  O cuidado é para que não exista julgamentos, como por exemplo sobre pessoas que tenham hábitos como frequentar festas em que não há uso de preservativos, afim de trazer o debate de forma natural e para um público maior.

Outra preocupação do projeto é debater a forma como essa política pública está sendo adotada. Susanna destaca, por exemplo, que no tratamento de pessoas infectadas já há por parte dos agentes públicos habilidade para tratar o assunto, mas lembra que no caso da profilaxia pré-exposição ou pós-exposição (PEP) emergencial ainda há muito julgamento. Isso acaba levando muitos usuários a se sentirem invadidos e até desistir de procurar ajuda.

No início desse ano, o atual governo exonerou a diretora do Ministério da Saúde responsável pela implementação da política no país. Oferecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde) desde 2017, a PrEP pode estar ameaçada enquanto política pública. Por isso, Susanna acredita que o período não poderia se mais propício para debater o assunto, naturalizar o comportamento, respeitar as escolhas individuais e sensibilizar as pessoas. O filme está em fase de pré-produção e as gravações devem começar ainda este mês. A previsão de estreia é para a metade do ano.

PrEP

Da esquerda para direita: Michel Carvalho (roteirista), Susanna Lira (diretora), Vítor Barreto (pesquisador) e Muriel Alves (assistente de direção)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *