Dicas & Destinos

10 cidades românticas para conhecer na França durante o inverno

Dos Alpes à costa, a França é um dos destinos mais famosos para curtir o frio na Europa. Confira 10 cidades românticas para conhecer na durante o inverno.

O inverno na França pode significar muitas coisas diferentes: visitar as luzes de Natal de Paris, descobrir a variedade da cozinha francesa ou explorar alguns dos destinos mais populares do país fora da alta temporada, que começa no verão. Uma das vantagens de viajar pelo território francês durante o tempo frio é que muitas regiões do Sul e do Sudoeste permanecem relativamente vazios, fazendo do país um destino ideal para casais que não querem se deparar com multidões.

A capital francesa é um dos principais destinos de brasileiros no exterior, segundo a agência de notícias ViajaNet. Para a Radio France International (RFI), cerca de 700 mil turistas do Brasil desembarcaram na capital francesa em 2017.

A média de temperatura em dezembro e janeiro na França é de 5° C, enquanto fevereiro tende a ser um pouco mais quente, com média de 6° C. No segundo mês do ano, é muito raro os termômetros chegarem a 0° C.

Ainda assim, o inverno parisiense tende a ser um pouco chuvoso, principalmente entre dezembro e janeiro. Segundo as autoridades da cidade, nestes dois meses há uma média de 15 dias com registros de precipitações. Portanto, visitar a capital francesa neste período exige sapatos quentes e impermeáveis, guarda-chuva e um agasalho fechado.

A seguir, sugerimos dez destinos na França para conhecer além de Paris no inverno:

Annecy, Alpes franceses
A bela cidade alpina no sudoeste da França é um destino para qualquer época do ano, com suas construções medievais, ruas antigas e canais e pontes pitorescos. Localizada a 561 km de Paris, Annecy atrai turistas pelas imagens que podem ser observadas de qualquer ponto da cidade, seja do lago de água cristalina no centro ou as montanhas cobertas de neve ao fundo dos prédios.

cidades românticas

A cidade antiga é o local ideal para quem gosta de caminhar sem destino, como um autêntico flâneur. Pelas vielas, é possível encontrar cafés, vendedores de buquês de flores, perfumes, vinhos e toda as coisas que fizeram a França mundialmente famosa. Para os casais, não é possível ir embora de Annecy sem visitar a Pont des Amours, cuja lenda diz que, quando um beijo é dado sobre ela, as duas pessoas nunca mais irão se separar.

Megeve, Alpes Franceses
Os Alpes da França são um dos lugares mais românticos do mundo e, por isso, merecem mais de um destino nesta lista. Além de Annecy, Megeve é outro cartão-postal do inverno europeu por causa das montanhas brancas, os restaurantes e bares que costumam acender fogueiras para acender seus clientes. Na França, Megeve é famosa por outro motivo: foi nela que rodaram as cenas de Charada (1963), em que uma jovem Audrey Hepburn se apaixona por Cary Grant.

cidades românticas

Cassis, Provence
Embora Cassis seja um destino natural do verão europeu, o inverno também é um período do qual vale a pena conhecer a bela cidade mediterrânea, já que nessa época do ano não se encontra as multidões que lotam as ruas nos dias de sol. Em Cassis, a grande atração é o porto, que é cercado por cafés, restaurantes, lojas e casas coloridas que dão uma sensação de sequer estar na Europa.

Não muito longe dali estão cidades mais famosas da França, como Cannes e Mônaco. Cassis fica a 860 km de Paris — e normalmente os turistas costumam visitá-la alugando um carro na capital francesa. A viagem rodoviária dura 7h30.

cidades românticas

Blois, Rio Loire
Blois é uma cidade de pedra nas margens do Rio Loire, a 185 km de Paris (2h15 horas de trem partindo da capital), conhecida mesmo no país pelo seu ar romântico.

Entre os cartões-postais estão a catedral gótica em que todas as vielas de paralelepípedos se encerram, no centro, e o Château Royal de Blois, um antigo palácio real ornado com pinturas, esculturas e câmaras dos séculos XVI ao XIX. Os casais também costumam reservar uma mesa no restaurante L’Orangerie du Chateau, estrelado pela prestigiada premiação Michelin.

cidades românticas

Colmar, Alsácia
Ruas nevadas, pontes sobre canais e um conjunto arquitetônico que parece uma paleta de cores fazem com que Colmar seja um dos destinos preferidos pelos turistas na França durante o inverno. A cidade oferece uma variedade de construções renascentistas e medievais, além de restaurantes e adegas com vinhos da região — Colmar é a vinícola da Alsácia.

Além de tudo, antes do Natal ainda há o esperado mercado que toma conta das ruas — não apenas pelas mercadorias, mas pelas luzes que iluminam a cidade à noite. O município fica a 568 km de Paris, próximo à fronteira com a Alemanha — perto da cidade alemã de Freiburg –, e é acessível desde a capital francesa por trem, com duração de três horas.

cidades românticas

Honfleur, Normandia
Há uma razão pela qual Honfleur, a 196 km da capital francesa, era uma grande tela para um dos pintores mais famosos da França: Claude Monet. A luz nessa cidade costeira é uma atração o ano inteiro e, embora seja um destino visitado por casais durante o verão, há tanta coisa para fazer quanto nos meses frio da Europa. O velho e pitoresco porto é o grande cartão-postal, mas os restaurantes à beira-mar — que são disputadíssimos no verão — ficam acessíveis no inverno.

cidades românticas

St. Malo, Britânia
A cidade muralhada de St. Malo, a 418 km de Paris, foi construída no século XII nas margens do Oceano, o que por si só já oferece uma das vistas mais bonitas de toda a França.

Mas além do cenário, há atrações históricas que são obrigatórias, como o Château de St. Malo e a catedral da cidade, e um incentivo gastronômico: St. Malo é uma das poucas cidades francesas com uma cozinha extremamente fiel aos frutos do mar — a combinação de polvo e vinho branco é um clássico dos casais.

cidades românticas

Troyes, Grand Est
Troyes é uma cidade que, saindo de Paris (178 km), pode ser visitada em um único dia, partindo cedo e voltando ao final da tarde para a capital francesa. De trem, o percurso dura 1h41, de acordo com a SNCF. O município mantém a regra pitoresca do país: vielas de pedra estreitas, restaurantes charmosos e bares com vários tipos de champagne à disposição dos clientes.

Além disso, o centro de Troyes tem uma das maiores coleções de casas de madeira medievais, hoje coloridas, e igrejas góticas, e ainda assim poucos turistas costumam visitá-la.

cidades românticas

Eguisheim, Grande Est
Ainda na região de Grand Est, quase na fronteira com a Alemanha e perto de Colmar, Eguisheim é uma cidade colorida no coração da rota do vinho da Alsácia. Em 2013, um canal de TV francês elegeu o município como o mais belo da França daquele ano.

Suas ruas sinuosas, estreitas e repletas de neve nos invernos lembram contos de fadas, com decorações florais e muitas construções coloridas e antigas. Os turistas também costumam caminhar por Eguisheim durante à noite, em que os bares e restaurantes oferecem os vinhos produzidos na região. A cidade fica a 563 km de Paris.

cidades românticas

La Rochelle, Costa Atlântica
Conhecida por suas fachadas de calcário, La Rochelle (472 km de Paris) é sem dúvida uma das cidades mais impressionantes da França. Chamada originalmente de La Ville Blanche, ali funcionou o principal porto do país dos séculos XIV ao XVII, e mesmo depois desse passado glorioso ela se manteve fiel à herança marítima. Repleta de passarelas arcadas, casas coloridas e muitos faróis de orientação aos barqueiros, há muito o que fazer no inverno — quando ela está mais vazia e acolhedora.

cidades românticas

4 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

  2. Pingback: Embarque na Viagem

  3. Pingback: Embarque na Viagem

  4. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *