Quem visita a Ilha da Madeira, charmoso destino português em meio ao Atlântico, não pode negar que suas paisagens naturais são de tirar o fôlego. Seus 741 quilômetros quadrados e posição geográfica privilegiada garantem ao destino clima ameno e cenários fantásticos, como a floresta Laurissilva e as praias douradas do Porto Santo.
Para preservar tamanha biodiversidade, o arquipélago conta com diversas reservas naturais. Conheça abaixo!
Garajau
A exclusiva praia do Garajau, onde os turistas podem chegar de teleférico, é parte desta reserva. Suas águas calmas e cristalinas atraem os praticantes de mergulho, já que é possível apreciar a vida marinha, inclusive arraias e peixes de grande porte que estão habituados a conviver com os mergulhadores.
Ponta de S. Lourenço
Com fauna e flora peculiares, a Ponta de S. Lourenço é a península mais a leste da Ilha da Madeira. Para curtir esta reserva, basta se aventurar pela trilha de caminhada que a percorre, que dura cerca de duas horas e meia e permite observar animais como gaivotas, lobos-marinhos e pintassilgos, ou então deslocar-se até lá de barco.
Rocha do Navio
Esta é uma reserva exclusivamente marinha, acessível por uma trilha no mirante da Rocha do Navio ou por teleférico. Há duas praias, que estão entre os cenários mais belos da costa norte da Ilha da Madeira, e é permitido nadar.
Ilhas Desertas
As Desertas são o último refúgio atlântico para a Foca Monge, a foca mais rara do mundo. Ela é apenas uma das espécies protegidas deste conjunto de ilhas desabitadas que fazem parte do arquipélago da Madeira. Há excursões que chegam até lá, em deliciosos passeios de barco que terminam em uma baía de águas cristalinas onde se pode nadar, fazer snorkeling e relaxar.
Ilhas Selvagens
Um pouco mais distantes da ilha principal que as Desertas, as Selvagens são uma das mais antigas reservas naturais de Portugal. Consideradas um santuário de aves, têm 273 hectares de paisagens agrestes rodeadas por uma extensa barreira de corais. O acesso às Selvagens é restrito, e é preciso solicitar uma autorização especial do Parque Natural da Madeira para visitá-las.
Pingback: Embarque na Viagem