Dicas & Destinos

Dicas de viagem para a Califórnia

A Califórnia é um dos destinos mais belos dos Estados Unidos e, não á toa, vem sendo amplamente pesquisado por nossos leitores. Pensando nisso, reunimos algumas informações básicas para ajudar no planejamento de suas viagens. Posteriormente iremos publicar outras informações complementares sobre as cidades em evidência, atrações mais badaladas e imperdíveis e claro, sua gastronomia.

Você pode estar sonhando em pegar uma onda (talvez pela primeira vez), relaxar em uma região vinícola, divertir-se em um icônico parque temático ou caminhar entre sequoias altas, seja como for, você tem na Califórnia seu refúgio perfeito. Aqui, você encontrará formas de transformar facilmente essas férias dos sonhos em realidade. Estas dicas e informações desvendam os segredos para você viajar pelo Golden State

O Básico

Precisa acertar seu relógio? Pedir ajuda? Descobrir o melhor horário para visitar uma atração? Obter detalhes sobre o acesso de pessoas com deficiência? Aqui está um resumo de informações básicas para ajudar no planejamento da sua viagem, e para você saber o que esperar e onde procurar ajuda ao chegar.

Fuso horário

A Califórnia está no fuso horário do Pacífico (8 horas a menos em relação a Greenwich). O estado adota o horário de verão do começo de março ao início de novembro.

Impostos

O imposto estadual sobre vendas é de 7,5%. Impostos locais podem se adicionados em até 1,5% à sua conta total.

Chamadas telefônicas

Para os números locais, disque 411. Para longa distância, disque 1, mais o código de área, mais 555-1212. Para números gratuitos, disque (800) 555-1212.

Emergência

Disque 911 gratuitamente de qualquer telefone público em caso de emergência, para pedir ajuda policial, bombeiros ou assistência médica.

Legislação de álcool/tabaco

Álcool é vendido em toda a Califórnia para pessoas com 21 anos ou mais. A idade legal para beber é 21 anos.

Você deve ter 18 anos ou mais para comprar produtos de tabaco no estado. O fumo é proibido em todos os prédios públicos (inclusive em restaurantes, bares e cassinos) e em espaços fechados em toda a Califórnia. É ilegal fumar a uma distância menor do que 6 metros de portas e janelas de prédios governamentais. A maioria dos grandes hotéis possui quartos designados para fumantes. Se você fuma, solicite um desses quartos, pois a maioria dos hotéis multará hóspedes que fumarem dentro de quartos para não fumantes. Muitas cidades na Califórnia possuem regulamentações que proíbem o fumo em áreas públicas, e é proibido fumar em alguns edifícios e áreas de parques nacionais e estaduais.

Tamanho do estado e tempos de viagem

A Califórnia é grande, bem grande. Se você tivesse que dirigir por todo o comprimento do estado na Interstate 5, demoraria cerca de 15 horas, com pouco ou nenhum trânsito, para ir do Oregon até o México. No fim da sua viagem, você teria dirigido cerca de 1.450 quilômetros.

O centro de San Diego fica menos de 32 quilômetros ao norte da fronteira com o México e cerca de 210 quilômetros ao sul de Los Angeles. De Los Angeles, são 620 quilômetros em direção ao norte até San Francisco e, de lá, outros 145 quilômetros rumo ao nordeste até Sacramento. Você rodaria por volta de 305 quilômetros no seu carro indo de San Francisco até o Parque Nacional Yosemite e cerca de 965 quilômetros dirigindo de Los Angeles até o Mount Shasta, no norte da Califórnia. 

A Califórnia, aliás, é ideal para viagens de carro. 

Encontre seu passeio pela Califórnia no WePlann. Ingressos em R$, sem IOF, e em até 6 vezes sem juros no cartão.

Viajando com pessoas com deficiência

Visitantes com problemas físicos, ou outros tipos de dificuldades, também podem se divertir muito na Califórnia. Serviços especiais estão amplamente disponíveis, e o acesso a trilhas, prédios e atrações está sendo continuamente aperfeiçoado. Aqui estão alguns recursos úteis:

Acesso para cadeirantes

A Lei dos Americanos Portadores de Deficiência afirma que todos os edifícios públicos devem ser adaptados para cadeirantes e ter banheiros acessíveis. A maioria dos hotéis e das atrações está agora equipada com portas largas e rampas para cadeiras de rodas. As ruas das cidades apresentam um número crescente de cantos rebaixados nas calçadas, e alguns veículos de transporte público são equipados com elevadores. Muitos parques nacionais e estaduais possuem trilhas completamente acessíveis a cadeirantes. Caso necessite mais detalhes, ligue para destinos e serviços com antecedência.

Ajuda para pessoas com perda auditiva e de memória

Se você tem limitações para ver, ouvir, falar, se lembrar ou se mover de forma que afete a sua capacidade de fazer ou receber chamadas telefônicas, disque 711 para que um assistente em comunicações especialmente treinado retransmita todas as suas conversas telefônicas enquanto você estiver na Califórnia.

Muitos cinemas e espaços de apresentações possuem fones de ouvido especiais para ajudá-lo a ouvir. Pergunte por eles quando comprar ou buscar seus ingressos.

Transporte e aluguel de carros

Grandes aeroportos podem fornecer assistência local para embarque e desembarque, incluindo cadeiras de rodas. Ligue para sua companhia aérea com antecedência para obter detalhes. Algumas empresas de aluguel de automóveis oferecem veículos especialmente equipados com comandos manuais, acessibilidade para cadeiras de rodas e outros dispositivos de assistência. Os trens da Amtrak fornecem serviços adicionais para passageiros com deficiência, bem como um desconto de 15% sobre as tarifas regulares de viagem.

Saiba mais sobre como se locomover pela Califórnia

Para uma maneira fácil e muitas vezes divertida de se locomover pelas grandes cidades e comunidades da Califórnia, faça o que um número crescente de moradores locais faz: pegue ônibus, metrôs, balsas ou o sistema de veículos leve sobre trilhos. Usar o transporte público ode ser uma opção eficiente, acessível, segura e ecológica, especialmente em áreas onde as estradas, o estacionamento e o tráfego urbano podem ser confusos e frustrantes. Alguns sistemas de transporte permitem a compra de passes para vários dias. Verifique as opções de tickets online antes de sua chegada para conseguir as melhores ofertas. Duas empresas, City Pass e Go, também oferecem promoções para diferentes alternativas de transporte local em San Francisco e no sul da Califórnia. 

Você também pode usar ônibus para fazer viagens mais longas pelo estado. A Greyhound é a principal empresa de transporte rodoviário de longa distância do país, oferecendo rotas que ligam grandes cidades a destinos rurais em todo o estado (além de levarem para fora do estado também).

Viajando de trem

Outra maneira divertida de explorar a Califórnia é viajar de trem, uma ótima maneira de apreciar a paisagem, em vez de se concentrar na estrada à frente. Os lendários trens da Amtrak Coast Starlight Pacific Surfliner percorrem rotas ultracênicas, indo e voltando do litoral. Capitol Corridor oferece um fácil percurso leste-oeste por todo o norte da Califórnia, enquanto San Joaquins corta o amplo e ensolarado Vale Central, com conexões para o Parque Nacional Yosemite e outros destinos. Ao longo do caminho, há opções de transferência para os ônibus Amtrak Thruway, que levam a mais de 90 destinos em todo o estado. (Além disso, você pode desembarcar e alugar um carro nas principais paradas para seguir explorando.) Dependendo da rota, pode até reservar um espaço especial para dormir em um vagão superior exclusivo.

Ferrovias locais e cênicas

Embora a Amtrak seja a maior companhia ferroviária do estado, ela não é a única alternativa para se locomover de trem. No norte da Califórnia, o Caltrain oferece serviço regular entre San Francisco e San Jose. No sul do estado, o Metrolink opera sete linhas regionais, que ligam Los Angeles, Ventura County, Antelope Valley, San Bernardino, Riverside, Orange County e Inland Empire. Roteiros ferroviários dedicados a determinados temas e em locais específicos, como o Trem do Vinho no Napa Valley, também permitem ver de uma maneira única alguns dos principais destinos da Califórnia.

2 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

  2. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *