Dicas & Destinos

13 Cidades Espanholas Patrimônio da Humanidade

A Espanha conta com nada menos que 13 cidades Patrimônio da Humanidade. A enorme riqueza paisagista, cultural e monumental da Espanha a convertem em um dos mais belos países do mundo. Prova disso é que é o país do mundo que conta com mais locais declarados Patrimônio da Humanidade, graças principalmente à sua rica história, ampla variedade cultural e riqueza das suas paisagens.
Em particular, a UNESCO reconhece treze cidades espanholas como Patrimônio da Humanidade. Todo um privilégio de que gozam: Ávila, Cáceres, Córdoba, Cuenca, Mérida, Salamanca, Segóvia, Tarragona, Toledo e Santiago de Compostela, e, mais recentemente, Alcalá de Henares, Ibiza e San Cristóbal de La Laguna.

O título de Cidade Patrimônio da Humanidade pode aspirar “os conjuntos, grupos de construções, separadas ou reunidas, cuja arquitetura, unidade e integração na paisagem, têm um valor universal excepcional do ponto de vista da história, da arte ou da ciência”, conforme estabelecido na Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural, em 1972.

A declaração que receberam estas cidades é uma honra e um grande reconhecimento internacional, mas também implica ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade: garantir a proteção e conservação para que também possam admirar esses valores as gerações futuras. Assim, estas cidades estão obrigadas a manter os cascos históricos e a proteção ambiental. As medidas tomadas têm ajudado a manter a personalidade e riqueza dessas cidades.

Cidades Patrimônio da Humanidade na Espanha:

Alcalá de Henares

Foi nomeada Patrimônio da Humanidade no ano de 2000. As razões são inúmeras: sua maravilhosa cidade velha, sua prestigiada Universidade (uma das mais antigas da Europa) e os restos arqueológicos romanos.

Palacio Laredo Alcala de Henares

Ávila

A pequena e encantadora cidade espanhola teve o privilégio de ser uma das primeiras a ser nomeado Patrimônio da Humanidade, no ano de 1993. Seu incrível conjunto de muralhas, uma das mais bem preservadas do mundo, teve muito a ver com esta decisão, assim como a catedral de estilo gótico, construída dentro da própria muralha.

Una-vista-general-de-las-Murallas-en-Avila

Cáceres

A cidade de fronteira tem uma das mais belas cidades antigas e mais bem conservadas de toda Europa. Transitar por suas encantadoras ruas e por sua Plaza Mayor é como viajar no tempo até a Idade Média. Menção especial também ao Arco da Estrela, um dos símbolos da cidade e que dá acesso à parte antiga da cidade.

Cáceres

Córdoba

A cidade andaluza conserva traços do passado ibérico, romano e muçulmano, o que tem permitido que possua um impressionante patrimônio monumental. A mesquita é o seu grande tesouro que encanta todos que a conhecem. Seus encantadores e belos pátios também tiveram muito a ver para que fosse nomeado Patrimônio da Humanidade em 1996.

Córdoba

Cuenca

Localizada em um lugar privilegiado (sobre o bloco de Huécar), Cuenca é mundialmente conhecida pelas “casas suspensas”, uma série de edifícios localizados na borda do precipício. Destaca-se também a peculiar e colorida Plaza Mayor, localizada na costa. Motivos mais que suficientes para que a cidade de La Mancha fosse escolhida para formar parte do grupo de cidades Patrimônio da Humanidade em 1998.

Cuenca

Ibiza

Embora a ilha seja mundialmente famosa por suas praias, festas e agitada vida noturna, a capital é o seu principal tesouro, especialmente a sua bela cidade velha, o distrito de Dalt Vila, que se encontra cercado por um impressionante conjunto fortificado. Este conjunto de muralhas, mandadas construir por Filipe II, se encontra entre as mais bem preservadas do mundo. Finalmente, destacamos a presença de um assentamento fenício, uma necrópole e as pastagens da posidonia oceânica. Todo um prazer para os sentidos.

Ibiza

Mérida

A localidade extremadura conta com um dos mais importantes conjuntos arqueológicos da Espanha. O teatro, o anfiteatro, o circo romano, a ponte romana sobre o Guadiana, o Templo de Diana ou o Aqueduto de Los Milagros e de Rabo de Buey-San Lazaro são apenas algumas das maravilhas do legado romano. Portanto, não é de estranhar que foi declarada Patrimônio da Humanidade em 2006.

Teatro_Romano_de_Mérida_(Badajoz,_España)_02

Salamanca

Estamos diante, sem dúvida nenhuma, de uma das cidades mais belas da Espanha e da Europa, graças principalmente ao seu incrível patrimônio: suas duas catedrais, os palácios, sua espetacular Plaza Mayor (uma das mais bonitas do mundo), os castelos, a cidade velha, suas ruas de paralelepípedos… A lista é interminável, por isso estamos diante de uma das melhores representantes deste seleto grupo.

Salamanca

San Cristobal de la Laguna

Esta bela cidade foi escolhida dentro do grupo das Cidades Patrimônio da Humanidade (2002), especialmente por sua bela arquitetura, com suas características casas e palácios.

Iglesia_de_Santo_Domingo_de_Guzmán,_San_Cristóbal_de_La_Laguna,_Tenerife,_España,_2012-12-15,_DD_01

Santiago de Compostela

Quem não conhece a fachada do Obradoiro e da Catedral de Santiago de Compostela? Trata-se do símbolo da cidade e uma das imagens mais belas que é possível admirar, além de ser o ponto final do Caminho de Santiago para milhares de peregrinos de todo o mundo a cada ano. A cidade também incentiva os visitantes a passear por suas ruas de paralelepípedos e, habitualmente, úmidas. Foi uma das primeiras cidades a ser declarado Patrimônio da Humanidade em 1993.

Santiago_de_Compostela_15582

Segovia

Outra cidade que faz parte deste exclusivo grupo. Os tesouros, em sua grande maioria de origem romana, de Segovia são inúmeros: o seu incrível aqueduto (um dos mais bem conservados do mundo), as muralhas, a Catedral, a cidade velha ou o Alcazar, que parece saído de um conto de fadas.

segovia-espanha-roteiro

Tarragona

Do subsolo da cidade catalã surgiu um dos circos melhor conservados do mundo. Um tesouro a mais dentre toda a herança que os romanos deixaram em Tarragona.

Tarragona

Toledo

Fechamos a lista com outra das mais belas cidades espanholas. E seria impossível destacar um único monumento ou edifício de cidade Manchega, porque toda ela é maravilhosa: a cidade velha, a impressionante catedral, a Igreja de San Juan de los Reyes são lugares mágicos de grande beleza que também nos fazem sentir como se estivéssemos em outra época.

Toledo_Skyline_Panorama,_Spain_-_Dec_2006

Conteúdo publicado originalmente em Viagens e dicas

2 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *