O Revezamento da Tocha começou em 3 de maio de 2016. Até sua chegada ao Maracanã, no dia 5 de agosto, para o acendimento da pira olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, vai percorrer mais de 300 cidades, em todos os estados, e cerca de 12 mil pessoas irão conduzir a tocha.
No dia 25 de junho a tocha olímpica chegou ao Mato Grosso do Sul para um passeio por nove municípios com pernoite na capital Campo Grande e em Dourados. Foram três dias de contato com uma cultura miscigenada, com forte presença indígena e de imigrantes de várias partes do país. O roteiro também inclui: Sidrolândia, Maracaju, Rio Brilhante, Itaporã, Nova Andradina, Bataguassu e Bonito. Eu tive a oportunidade de participar desta etapa simbólica da Olimpíada, cobrindo a chegada da Chama Olímpica na cidade de Dourados, no último domingo (26/06). Dourados foi o único município do interior do Estado a ser “cidade celebração”.
O destaque dos selecionados para carregar a tocha olímpica ficou por conta do índio Rocleiton Flores, que atualmente é vice-campeão mundial no arremesso de lança, modalidade dos jogos mundiais indígenas. O atleta foi o primeiro a conduzir a Tocha, já que o percurso em Dourados começou na Rodovia MS-156, junto à reserva indígena de Dourados. A reserva é formada por duas aldeias, Bororó e Jaguapirú, e o local abriga três etnias: Caiuás (Kaiowá), Guarani (Nandeva) e Terena, sendo a única reserva indígena no mundo a reunir três etnias em uma mesma área.
Outros destaques foram, o “Seu” Paulino, atleta de 97 anos, que já participou de inúmeras maratonas e foi muito aplaudido pelo povo de sua cidade, e Camila Gebara, promessa do judô brasileiro que encerrou o Tour da Tocha e acendeu a Pira simbólica.
Pelo menos 50 mil pessoas, segunda a Polícia Militar, acompanharam a chegada da Tocha Olímpica. Na Praça Antônio João – praça que homenageia o Tenente Antônio João, que participou da guerra do Paraguai – muitas famílias e crianças e vários casais aguardavam a chegada do último condutor, e eram animados pelos shows, apresentações, brincadeiras e distribuição de brindes dos patrocinadores. A alegria era contagiante, e o sentimento de dever cumprido era visível nos moradores locais.
Visitei Dourados, Mato Grosso do Sul, a convite do Ministério do Turismo no Press Trip – Destinos do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 – que tem como objetivo potencializar a promoção dos destinos brasileiros em função da realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.