Gastronomia etc.

VAI COMEÇAR A 15ª PETRÓPOLIS GOURMET

Edição vai evidenciar talentos e ingredientes da ‘Cozinha da Serra’

Petrópolis Gourmet

Considerada um dos cinco mais importantes polos gastronômicos do Brasil, a cidade de Petrópolis recebe, entre os dias 13 e 29 de novembro, a 15ª edição do festival Petrópolis Gourmet. Com o tema ‘Cozinha da Serra’, o evento busca enaltecer a versatilidade dos ingredientes e talentos culinários locais, movimentando os setores gastronômico e turístico do destino.

São cerca de 60 restaurantes participantes do Circuito Gastronômico, que oferece menus com entrada, prato principal e sobremesa, elaborados com ingredientes típicos da cozinha local. Todos os pratos deverão levar em sua composição pelo menos dois ingredientes tipicamente locais, entre eles a truta, cerveja, flores comestíveis, escargots, queijos e orgânicos.

Durante o período, diversas oficinas serão oferecidas no Palácio de Cristal, Itaipava, Faculdade Fase e nos Circuitos Rurais. Já dos dias 13 a 15 de novembro, a gastronomia toma conta do Palácio de Cristal, que irá receber diversos quiosques, com venda e degustação de produtos locais.

– A expectativa é de que Petrópolis aumente em 40% o fluxo de visitantes em restaurantes e no comércio em geral no período do evento. Ações deste gênero agregam valor e visibilidade à conhecida gastronomia da Serra Verde Imperial. A proposta vai ao encontro de nosso programa Rio+3, que apoia e desenvolve ações de promoção às cidades com distância média de três horas da capital – explicou o secretário de Turismo, Nilo Sergio Felix.

Restaurante Olivinho - Petrópolis

Para engrandecer ainda mais esta festa, diversas atrações já estão programadas, como o Gourmet nas Feiras Livres e nas Praças, com oficinas gratuitas ao ar livre; Agito Gastronômico, com reunião de chefs com a preparação de pratos e degustações em espaços públicos, Gourmet no Restaurante Popular, onde um chef irá preparar uma refeição gourmet com baixo custo; Corrida de Garçons, com funcionários dos restaurantes participantes; Oficinas Chefs do Amanhã, voltada para crianças, entre outros atrativos.

O circuito rural também merece destaque nesta edição. Integram a programação os roteiros Caminhos da Roça, que oferece um tour pelas plantações do Brejal, Vale das Videiras, Bonfim e Secretário; Gourmet no Horto, com oficinas, utilizando os produtos do centro comercial e, ainda, a Experiência Gastronômica, na qual o visitante terá a chance participar de todas as etapas, desde a colheita até o preparo do prato a ser degustado.

A curadoria gastronômica fica a cargo de Vera Oliveira, do restaurante Oliveiras da Serra, em Araras, e o comitê gastronômico é formado por Antônio Lo Presti, da Pizzaria Di Farina, e Rodrigo Trindade, do Sakura Sushi.

Confira a programação completa aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *