Gastronomia etc.

Chef Pedro de Artagão inaugura bistrô francês

Chef Pedro de Artagão inaugura bistrô francês com toques brasileiros no Leblon

 Formidable Bistrot_Retrato1_crédito Alexander Landau

Se você já conhece a formidável cozinha do Chef Pedro de Artagão vai compreender muito bem o significado deste seu mais novo restaurante: um bistrô autêntico, com alma francesa e menu onde brilham clássicos parisienses com toques pessoais do chef.

Este carioca, de família portuguesa que está à frente do Irajá Gastrô e do Formidable Bistrot, é hoje um dos principais representantes da gastronomia brasileira no Rio. Tem em seu DNA características fundamentais para qualquer cozinheiro, sendo a curiosidade e a ousadia as duas no topo de sua lista de qualidades. À frente do Irajá, recebeu em 2014 o prêmio de Chef do Ano pela Veja Rio/Comer&Beber e mais vários outros prêmios.

No cardápio do Formidable Bistrot, além dos pratos fixos, o chef sugere uma fórmula especial, exatamente como fazem os bistrôs franceses. Paul Bocuse, grande nome da gastronomia francesa do século XX, ganhou homenagem de Artagão com o “Gratin de macarroni”, receita que Jerome Bocuse, filho do chef, revelou a ele pessoalmente num almoço recente no Irajá Gastrô. Zé Hugo Celidônio, o primeiro a alavancar a alta gastronomia na cidade, também recebeu menção. O coração de galinha com cogumelos paris é uma releitura de um prato que Zé Hugo fazia nos anos 80.

Ainda falando do cardápio, ele é dividido em quatro seções: pour partager – para compartilhar; las entrées – entradas; le plats – pratos principais, e les desserts – sobremesas. Segundo o chef, a melhor opção para quem quer fazer um passeio completo pelo menu, é a “Formule”, nada mais que um menu a preço fixo, onde o cliente pode degustar um saboroso couvert, entrada, principal e sobremesa, além de uma garrafa de água da casa de cortesia.

Formidable

Na seção “pour partager”, a ideia do chef foi criar petiscos franceses para os clientes que estiverem na fila de espera, e que poderão experimentá-los antes mesmo do couvert e das entradas. Como sugestões, “gougères au requeijão”— tradicionais “pães de queijo franceses”, feitos com massa aerada choux e recheados com o brasileiríssimo requeijão Aviação; schnitzel aperitif” — lombo suíno à milanesa; “saucisson” — salame artesanal da casa; “croquete langue du beuf” – croquetes de língua bovina; e “charcrutarie sur toast”, terrine suína, com foie gras e salada de picles no brioche.

Já as entradas incluem receitas leves e saborosas como “salade de fruits de mer & avocado”, com frutos do mar e abacate; “steak tartare maison”, acompanhado de folhas e fritas; “oeuf mayonnaise, enguille”, ovos mimosa com enguia defumada; “salade gourmand”, com tomate confit, croquete de pé de porco e foie gras; e “scargot a Zé Hugo”, homenagem ao chef Zé Hugo Celidônio, com coração de galinha e cogumelos paris.

Entre os pratos principais, opções de carne, frango e massas. Os clientes podem escolher entre o “thon niçoise”, com steak de atum, batata calabresa, vagem francesa, tomate confit e azeitona; o “poulet au champignon”, frango ao molho de champignon, estragão e massa gratinada, homenagem ao chef Paul Bocuse; “epaule du cochon, legume confit, pomme pure”, paleta suína, legumes assados, purê de batatas Robuchon”; “Poisson du jour”, peixe do dia com cuscuz de legumes; e “gnocchi, fromage blue, asperges, epinards”, nhoque de mandioca, queijo azul, aspargos e espinafre.

Para terminar, “mille formidable feuilles”, mil folhas de baunilha com sorbet de frutas vermelhas; “mousse au pot”, mousse de chocolate e pistache, e “profiteroles” com nutela.

Artagão

O projeto arquitetônico é de Maurício Nóbrega, que também assina a arquitetura do Irajá Gastrô. Com 40m², o Formidable Bistrot segue os moldes de um bistrô francês, mas com ares bem cariocas. “O Pedro quis criar algo com bastante personalidade e que tivesse a ver com a comida da casa. Não podíamos esquecer que se trata de um bistrô francês, mas um bistrô praiano e do Leblon”, diz o arquiteto sobre as características.

Formidable Bistrot – Rua João Lira, 148, Leblon – Rio de Janeiro

www.formidablebistro.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *