Gastronomia etc.

Alguns cafés da manhã curiosos pelo mundo

Por Naira Amorelli

Quando a gente viaja, acaba tendo uma tendência a não inventar muito no café da manhã e deixar as novidades para outras refeições ao longo do dia. Geralmente isso acontece muito pela comodidade de alguns hotéis oferecerem café da manhã no local e com isso deixamos de experimentar aquilo que pode ter de mais curioso logo no comecinho do dia, já que nem todos os hotéis costumam fugir do básico nesta refeição, principalmente as grandes redes hoteleiras. O que aconteceu comigo recentemente no México e em Portugal foi uma proposta que recomendo que você experimente fazer na sua próxima viagem, que tal dedicar algumas manhãs em um belo café que você viu no caminho para o hotel? Ou em uma padaria tradicional do bairro? Geralmente lá iremos encontrar verdadeiras preciosidades ou verdadeiras novidades curiosas. Separei algumas pra dividir com vocês.

cafe-da-manha

No México, foi bem curioso experimentar o café da manhã cada dia em um lugar diferente. O tradicional é servido com café bem fraco, feijão, tortilhas, guacamole e vegetais.

O Gallo Pinto é prato comum no café da manhã da Costa Rica e da Nicarágua. Ele leva arroz e feijão misturados e fritos até tostarem e temperos, como pimenta e salsa. Pode ser servido acompanhado por tortilha de milho e banana-da-terra frita.

mexico

Na Espanha, uma grossa fatia de pão coberta por tomate, alho picado e azeite de oliva é a comida perfeita para começar o dia.

Em Gana, o waakye pode ser servido no café da manhã e em outras refeições. O prato tem arroz e feijão cozidos juntos, acompanhados por banana frita, frango, ovo cozido ou peixe.

O dim sum é um petisco de porco, peixe ou camarão, cozido no vapor em cestos de bambu. Ele é servido no café da manhã em Hong Kong, acompanhado por chá.

english

Feijão, ovos, bolinho de batata frito, salsicha, bacon, cogumelos, tomates fritos e torradas fazem parte do desjejum inglês.

No Japão, o tofu faz sucesso no café da manhã. Ele pode ser servido coberto por gengibre picado e molho de soja. Bolinho de peixe e arroz acompanham a iguaria.

Ceviche apimentado acompanhado por banana-da-terra ou inhame são o prato principal no desjejum peruano. Pão com torresmo e batata-doce frita também fazem parte do café da manhã no Peru.

No Vietnã o dia começa com o cháo, um prato que leva carne mergulhada em mingau de arroz. Cozinhar um ovo ou uma galinha inteira no caldo da sopa é comum no país.

yummy Thai

O dia já começa com o prato cheio na Tailândia. Peixe com hortelã, carne de porco agridoce picante e uma tigela de arroz fazem parte do café da manhã no país.

Já aqui no Brasil, temos uma infinidade de sabores de acordo com a região. Não temos um prato específico para servir no café da manhã, acabamos então, dividindo por região que dá mais certo.

nordeste

No norte e nordeste por exemplo,  temos  a tapioca que é comum nas mesas de café da manhã. Ela pode ser consumida com manteiga, frios ou doces, entre outros recheios. Temos o cuscuz feito com massa de milho que é um dos preferido no café da manhã, mas a vedete mesmo é o bolo de rolo que tem massa fina e é tradicionalmente recheado com goiabada. O quitute é muito apreciado desde as casas de família super simples até os mais estrelados hotéis no Nordeste, e claro, costuma aparecer à mesa já na primeira refeição do dia.

A Chipa é uma espécie de pão de queijo de origem paraguaia também é muito comum na mesa do café da manhã do Centro-Oeste brasileiro.

A Cuca é um bolo muito popular no Sul do Brasil. Ele é consumido tanto no café da manhã como no lanche da tarde.

Aqui pelo Sudeste é muito comum encontrarmos o pão de queijo mineiro, a goiabada cascão e o tradicional pãozinho francês para acompanhar aquele café mais fortinho.

Como você pode ver, cada lugar respeita sua cultura na hora de realizar a primeira refeição do dia. Em alguns países a refeição é tão calórica que parece mentira que alguém comece o dia comendo tudo aquilo, mas faz sentido para as necessidades diárias de calorias deles. Em alguns lugares é bem estranho comer tanta coisa diferente logo no comecinho do dia, mas é aí que está a magia da viagem. O novo, o inusitado. Aproveite.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *