Gastronomia etc.

Roteiro para os cariocas saborearem o que o verão tem de bom

Leve, saudável, nutritivo, refrescante… Características como essas são essenciais nos cardápios de verão. Época bem quente, o ideal é consumir alimentos ricos em água e de fácil digestão. Pensando nisso, restaurantes investem em pratos que amenizam o calor e a sensação de “pesado”. Confira um roteiro com os lugares de alimentação equilibrada e leve para este verão.

O italiano Tizziano – www.tizziano.com.br – apresenta opções que vão além das massas e risotos. A insalata caprese, feita com mozzarella fiordilatte, tomate e manjericão fresco, acompanha cesta de pães. E como prato principal, a casa apresenta o pollo com insalata caesar’s, feita com frango grelhado e salada caesar’s.

O Chef Zuma do restaurante Gourmet Tropical montou um cardápio completo para esta estação. O tartare de salmão, com salmão fresco, cubos de maçã verde, perfume de gengibre e pimenta de dedo de moça é uma opção de aperitivo. Entre os variados tipos de saladas, a sugestão do chef Zumma é a Niçoise, feita com mix de folhas, ervas frescas, tomate cereja, alcaparras e pimentões confit, acompanhado de lombo de atum semi grelhado em cama de redução de vinho do porto e crispe de focaccia.

Gourmet Tropical – www.chacaratropical.com.br
Av. Dom Rosalvo da Costa Rêgo, 420 – Itanhangá – Rio de Janeiro

Chacara Tropical - Salada Nicoise

Salada Nicoise

A Porto do Sabor tem duas opções que são a cara do verão. O empadão funcional, que não leva farinha, é feito de massa de batata doce com frango, recheado de espinafre, cottage, blanquet, minas e tomate. Além da salada de salpicão light, que tem como base o iogurte, leva frango, milho, ervilha, cenoura, passas, mostarda e mel.

Porto do Sabor
Avenida Benvindo de Novais, 1.880 – Recreio dos Bandeirantes – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 24379949

Porto do Sabor -  empadão funcional sem farinha, massa de frango com batata doce e recheios de espinafre com cottage ou peito de peru com queijo minas

Empadão funcional sem farinha, massa de frango com batata doce e recheios de espinafre com cottage ou peito de peru com queijo minas

Na Gelateria 4D, com opções mais que refrescantes, o sorvete de iogurte grego com mele nozes  é queridinho dos cariocas e um dos mais pedidos. Para quem preferir sabores mais cítricos, o de maracujá é uma excelente pedida.

Gelateria Italiana 4D – Shopping New York City Center – www.gelateria4d.com.br
Avenida das Américas, 5000 Loja 104 – Barra da Tijuca

Sorvete de maracujá

Sorvete de maracujá

O restaurante Mercanti se rendeu aos encantos e benefícios do abacaxi, e oferece o Camarão VM Havaiano, feito com camarões gratinados com arroz de abacaxi em molho branco, servido dentro da própria fruta. O prato é sucesso entre os amantes da fruta e promete ser a sensação desta estação.

Mercanti – www.restaurantemercanti.com.br – Av. Lúcio Costa, 6250 – Barra da Tijuca

Camarão Havaiano

Camarão Havaiano

No Picanha& Etc a sugestão da casa é a salada mista, feita com três tipos de alface: roxa, crespa e americana, rúcula, agrião, tomate, palmito, cenoura e ovos e promete agradar os mais exigentes paladares. Outra boa pedida é o spaguetti à italiana, com camarão, vinho branco, pimentão amarelo e vermelho.

Picanha &Etc – www.picanhaeetc.com.br
Av. Lúcio Costa, 2900 – Barra da Tijuca

Spaguetti a Italiana

Spaguetti a Italiana

A Waffle Store& Cafeteria também pensou nisso, e elaborou uma mistura mais leve para acompanhara massinha belga, frango desfiado junto a uma saladinha de alface lisa e roxa, beterraba e cenoura ralada.  Além do sabor frutas vermelhas, que é uma opção mais saudável para os fãs de doces.

WaffleStore& Cafeteria – www.wafflestore.com.br
Av. Quintino Bocaiúva, 325, loja 111 – Shopping Lido – São Francisco, Niterói

Waffle Store e Cafeteria - FRANGO

Frango desfiado

Com uma proposta de valorizar o consumo do que realmente faz bem e que acrescente benefícios à saúde, o Gávea Garden Bistrô indica o prato de atum na crosta de castanha feito com tomate recheado de ricota com ervas e arroz integral. Para os adoradores de hambúrgueres, é possível sim comê-los sem perder o foco para o verão. O Califórnia é um hambúrguer vegetariano, feito com alface americana, abacate e tomate. E, para beber, o suco Agra, delicioso e refrescante, leva frutas vermelhas, água de coco e mel.

Gávea Garden Bistrô – www.gaveagardenbistro.com.br
Rua Marques de São Vicente, 52, loja 123 – Shopping da Gávea – Gávea

Atum na Crosta de Castanhas, com tomate recheado de ricota com ervas e arroz integral

Atum na Crosta de Castanhas, com tomate recheado de ricota com ervas e arroz integral

No restaurante Siri, o salmão à margarida é uma deliciosa combinação de salmão grelhado com molho branco, lula, polvo, camarão e purê de batata. Agradando a muitos clientes, o prato de lula, que pode ser grelhada ou à dorê, com arroz de brócolis ou lagosta com salada mista, que leva batata, maionese, presunto, azeitona preta, cenoura, ovos cozidos e alface, são boas sugestões para a estação.

Siri Nova América
Av. Pastor Martin Luther King Jr, 126 – Bloco 01 – Loja: l –  Del Castilho – Shopping Nova América – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2583-1015 ou 2523-1091

Salmão à Margarida ou à Belle Meuniére

Salmão à Margarida ou à Belle Meuniére

E os bares provaram que também é possível criar petiscos mais nutritivos para a hora de descontração. O pastel francês do Bar do Adão é recheado de camarão, alho poró e catupiry.

Bar do Adão – www.bardoadao.com.br
Av. Olegário Maciel, 130 – Barra da Tijuca

Outra opção suculenta é o Pastel de Sonho de Valsa

Outra opção suculenta é o Pastel de Sonho de Valsa

No Espetto Carioca o espetinho de palmito, com um sabor forte, mas de textura leve, é uma das opções da linha vegetariana.

Espetto Carioca – Olegário Maciel – www.espettocarioca.com.br
Avenida Olegário Maciel, 135 – Barra da Tijuca

Palmito

Palmito

O Star Pub, novo pub da Barra da Tijuca, oferece o salmon cheese, salmão gralhado em lâminas, com rúcula e cream cheese.

Star Pub – Barra da Tijuca
Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen – Av. das Américas, 3434 bloco 4 – LJ 103|104
Telefone: (21) 2421-1680

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *