Dicas & Destinos

¡Vamos a la playa!

Aaaah o verão… Ainda não chegou, mas já está batendo a porta. Além dos feriados prolongados de Natal, Ano Novo e Carnaval, para muitos também é o período de férias. Então, se você já está planejando colocar os pezinhos na areia, a dica é se esbaldar na costa mexicana que conta opções para todo tipo de viajante. Selecionamos cinco destinos de praia no país para ninguém colocar defeito.

XCaret (Riviera Maya), em Quintana Roo

Esse parque natural tem o poder de causar o efeito “Uaaaauu!”. Aqui você vai poder curtir aquele mar incrível de águas cristalinas e areia branquinha, típico do Caribe Mexicano. Localizado a 45 minutos de Cancún, no Estado de Quintana Roo, uma das atividades diurnas mais legais desse lugar é a prática de snorkel nas águas cristalinas dos canais subterrâneos da Riviera Maya. Não sabe nadar? Sem problemas! Não é preciso ser nenhum exímio nadador para viver essa experiência. Coloque o seu colete salva-vidas e se jogue!

Outra atração interessante é fazer um tour pela fauna local, no Sendero da Selva Tropical, onde o visitante poderá descobrir de onde provém o chiclete, a canela e a baunilha. Vá também ao Aquário de Arrecife de Coral, único do gênero, e um dos poucos lugares no mundo onde se pode apreciar estruturas de arrecifes em seu hábitat natural. Também é possível nadar com golfinhos, ter aulas de mergulho, alimentar tartarugas gigantes e muitas outras atividades.

México - Nado com golfinhos

Acapulco, em Guerrero

Quem não se lembra do episódio de Chaves, em Acapulco? Localizado no Estado de Guerrero, este foi o primeiro destino turístico do México. Atualmente, ele continua tendo algo do brilho dos anos 50, das casas noturnas dos anos 70 e uma áurea clássica. A cidade não para, portanto, há uma infinidade de atividades para o tédio passar longe das suas férias.

Quem procura por festas e badalações vai gostar de ir à Acapulco. Com diversas opções de diversão noturna, o lugar é ideal para ir com a turma. O destino também conta com praias bem tranquilas e um popular parque de atrações aquáticas que acabam atraindo muitos casais e famílias também.

Além da incrível paisagem, Acapulco vai te conquistar pelo estômago. As opções gastronômicas vão desde mariscos a culinária gourmet internacional. Na hora de ir às compras, você poderá optar pelos mercados tradicionais, onde vendem artesanatos, souvenirs, alimentos e produtos regionais; ou ir aos centros comerciais no estilo estadunidense.

Em relação a hospedagem, o destino tem opções para todos os bolsos: de resorts luxuosos a espaços para camping.

Tulum - Riviera Maya, em Quintana Roo

Tulum (Riviera Maya), em Quintana Roo

A zona arqueológica de Tulum é um dos lugares mais bonitos da Riviera Maya. Com o único sítio arqueológico localizado à beira-mar, a cidade combina os mistérios das civilizações ancestrais que habitaram a região com o mar do Caribe. Top demais: sim ou com certeza?

A mais icônica de suas estruturas é chamada de “O Castelo” e está localizado à beira de um precipício, de onde é possível ter uma espetacular visão do mar azul turquesa. O cenário é tão perfeito que não dá para sair de lá sem tirar uma boa dúzia de fotos. A dica é para visitar o local às terças-feiras de manhã, quando tem menos fluxo de pessoas.

Quer fazer uma viagem diferente? No extremo sul do sítio arqueológico está uma das praias mais aprazíveis desta Riviera. Nesta região não há grande infraestrutura, mas é possível alugar cabanas luxuosas ou mais modestas, dependendo do gosto e do orçamento. Algumas contam com gerador elétrico, mas é desligado por volta da meia-noite.

Tulum fica a 70 quilômetros ao sul da Playa del Carmen e há linhas de ônibus que fazem o trajeto entre ambos os destinos várias vezes por dia.

Pareja Cancún

Punta de Mita (Riviera Nayarit), Nayarit

As celebridades norte-americanas já descobriram este paraíso. O auge do turismo aqui são as Ilhas Marietas. Dez entre dez turistas que vão à Riviera Nayarit querem fazer este passeio, que custa entre US$ 80 e US$ 150.

O furor todo é para conhecer a Praia Escondida, localizada em uma das linhas. Tal praia fica dentro de uma caverna que tem uma enorme abertura no centro por onde entra luminosidade. Acredita-se que o buraco foi fruto de testes militares com bombas que teve início na década de 1900. Em 1960 o lugar foi declarado Parque Nacional pelo governo mexicano e em 2010 foi declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO. Para chegar neste paraíso só a nado. É preciso nadar nas águas claras que rodeiam a ilha (obrigatório uso do colete salva-vidas) e passar por debaixo de um arco de rocha. Uma experiência inesquecível!

A região também conta um complexo hoteleiro chamado Punta Mita, um dos mais luxuosos do país. Lá estão os localizados hotéis classificados com 5 Diamantes. No The St. Regis Punta Mita, por exemplo, há mordomos disponíveis para cada hóspede e você pode chamá-lo pelo whatasapp! É mole ou quer mais?

México - Mergulho

Cancún, Quintana Roo

Cacún vai muito além dos seus 22 quilômetros de praias de areias brancas e águas cristalinas, nado com golfinhos, margaritas e hotéis all inclusive (apesar que isso tudo já seria o suficiente para querer se teletranspotar para esse paraíso na Terra). Localizado no nordeste da península de Yucatán, no Estado de Quintana Roo, o destino é considerado a entrada para o Mundo Maia. O local se distingue pela moderna infraestrutura e centros de entretenimento desenvolvidos especificamente para fins turísticos.

O azul turquesa das águas de Cacún podem ser aproveitados para diversas atividades como snorkel, mergulho em cavernas (durante o dia ou a noite), pesca e passeios de barco, lancha ou catamarã. Os mais aventureiros podem praticar paralaising, windsurf, nadar com tubarões, fazer trilhas nas florestas e nos mangues. Há também opções para passeios em barcos com fundo de vidro ou em bolhas subaquáticas para explorar o oceano.

Há diversas reservas naturais próximas a Cancún como Sian Ka’na e Yum Balam, onde é possível encontrar macacos, flamingos, crocodilos e muitos outros animais em meio a natureza. Além disso, foram construídas algumas pontes e tirolesas no meio da selva, bem como pintada faixas sinalizadoras para carros, de modo a viabilizar diversos tours pelas comunidades maias que ainda conservam sua tradição.

Observação importante: Recomenda-se aos turistas usarem bloqueador solar 100% biodegradável e não utilizar maquiagem para nadar, preservando, assim, o meio ambiente e as espécies. Lembre-se, você é um viajante consciente.

Agora, o difícil vai ser decidir onde ir primeiro. Para mais informações, acesse o site www.visitmexico.com e boas férias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *