Gastronomia etc.

Gabbiano Al Mare completou um ano em alto estilo

Por Naira Amorelli 

Neste último dia 04 estivemos participando do jantar harmonizado em comemoração ao aniversário de um ano do Restaurante Gabbiano Al Mare, em Ipanema onde tivemos a oportunidade de conversar rapidamente com o Chef Romano Fontanive, carioca de nascimento, mas, italianíssimo em sua criação, já que partiu com sua família para a Itália ainda criança e lá se apaixonou pela gastronomia. Criado em Treviso, sua iniciação na gastronomia se deu pela hotelaria, o Chef que comanda a cozinha é formado hôtelier na Escola de Gastronomia de Belluno. O sorridente e alegre Chef Romano já trabalhou em vários restaurantes na Europa, alguns estrelados Michelin e depois de viajar por diversos países, na Alemanha finalmente abriu seu restaurante. Saiu de lá em 2010 e desde então se dedica a nos encantar com suas criações.

Naira Amorelli e Chef Romano

Naira Amorelli e Chef Romano

Chef Romano garante que não faz o estilo egocêntrico e mantém uma cozinha democrática onde todos participam de forma ativa, mas o profissional dedicado e apaixonado não abre mão de comprar todos os produtos para preparar seus pratos. Conforme afirma, “eu mesmo acordo cedo, vou ao CEASA e ao mercado de peixes em busca de tudo fresquinho”.

Gabbiano al mare

Para a ocasião o Chef Romano preparou um jantar harmonizado, com os rótulos selecionados pelo enólogo Paulo Nicolay, e o menu foi composto por entrada, três pratos principais e sobremesa. Começamos muito bem com Frutos do mar com legumes ao vapor, harmonizado com Prosecco di Valdobbiadene. O primeiro prato principal foi o Tagliatelle à carbonara de frutos do mar e aromas de trufas brancas que particularmente me encantou, acompanhado do Vinho Cefiro reserva Sauvignon blanc 2010. Seguimos então para o Namorado in tempura al mare e minestrone frio que foi servido com o Vinho Cefiro Reserva Carmenere 2012, mas antes do último prato do menu chegar à nossa mesa experimentamos um Scroppino al Limone, este foi aplaudido por todos na mesa, não nos contentamos apenas com uma taça e tivemos que repetir essa explosão de sabores. No terceiro prato saboreamos o Pato crocante cozido por 8 horas, com rosti de batatas, cebola roxa desidratada no vinho Merlot, harmonizado com o Vinho Nimbus – Merlot 2011. Antes da sobremesa experimentamos algo como “uma surpresa de limão” que nos aguçou ainda mais e quase parecemos crianças com a colher na mão querendo mais. Na sobremesa foi servido um Grisse flamery de fruta e calda de laranja, harmonizada com o Vinho Late Harvest Casablanca.

Sobremesa Gabbiano

Poder saborear um belo jantar em um ambiente acolhedor, aconchegante e com uma espetacular vista foi um especial fim de noite. Gabbiano Al Mare completou seu primeiro aniversário, que venham muitos outros.

Gabbiano Al Mare
Av. Vieira Souto, 320 – Sol Ipanema Hotel
Telefone: (21) 2525-2020
www.gabbiano.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *