Dicas & Destinos

Turismo religioso – Um Brasil movido pela fé

O Brasil é o país das religiões, em todo território brasileiro é possível encontrar templos católicos, budistas, ortodoxos, mesquitas, sinagogas, terreiros de umbanda, candomblé e muito mais. Atualmente, mais de 370 municípios brasileiros desenvolvem atividades turísticas relacionadas ao segmento religioso. Destes, mais da metade possuem calendário de eventos ligados à fé. O Círio de Nazaré, em Belém (PA), reúne 1,5 milhão de pessoas todos os anos. É considerada uma das maiores festas religiosas do mundo. A capital das romarias, Aparecida do Norte, em São Paulo, também atrai grande número de visitantes. Com uma capacidade de reunir até 150 mil fiéis em um único evento, como ocorreu durante a visita do Papa à Aparecida do Norte, templos de grande porte impulsionam o turismo religioso no Brasil, e o número de visitantes deve crescer ainda mais em 2015 puxado por novas construções, como o santuário católico Mãe de Deus (SP) e o Memorial Chico Xavier (MG), ambos ainda em construção.

aparecida

As viagens religiosas são experiências do turismo cultural. Estima-se que 15 milhões de brasileiros se movimentem pelo país todo ano movidos pela fé, de acordo com dados do Ministério do Turismo.

O Santuário Mãe de Deus, em São Paulo, ainda em construção, já abriga missas para até 60 mil pessoas. Assim que estiver concluído, vai comportar cerca de 35 mil pessoas na área interna e 100 mil no total, o que inclui também o ambiente externo.

Em Uberada (MG) está em a construção a segunda etapa do Memorial Chico Xavier, atração que promete transformar a cidade em um polo de turismo religioso. A obra conta com repasse de R$ 2,9 milhões do MTur. O memorial funcionará como um museu e contará também com espaço para o estudo e a prática da doutrina espírita.

Os novos templos somam-se a pontos de peregrinação consagrados no país, como a Basílica de Aparecida do Norte, que tem capacidade de celebrar missas para até 35 mil pessoas na área interna e até 300 mil na área externa.

Há ainda os templos budistas como o Zulai, em Cotia (SP), e Odsal Ling, em Três Coroas (RS), que recebem, juntos, quase 150 mil visitantes por ano. Já em Foz do Iguaçu (PR) a Mesquita Al-Khatab é o terceiro ponto turístico mais procurado da cidade (a administração do templo muçulmano calcula receber cerca de 60 mil turistas por ano), atrás apenas das Cataratas e da Usina de Itaipu, e a cidade também possui o Templo Budista: nesse local é possível admirar a beleza da arquitetura oriental e da religião budista que está representada por um Buda de 7 metros de altura.

Catedral da Sé

Em São Paulo, a Catedral da Sé como conhecemos hoje só foi completamente concluída em 2004, quando ganhou por fim suas duas torres. Sua construção começou em 1912 e só foi inaugurada em 1954, e nesta mesma data, foi construído no bairro da Saúde o templo Honpa Hongwanji, ligado à escola budista Jodo Shinshu, fundada há mais de 700 anos no Japão. Atualmente, o templo reúne a maior organização budista do país, com cerca de 100 mil fiéis.

A Bahia realmente é de todos os Santos. O lugar recebe anualmente milhares de turistas de diferentes religiões, que viajam em busca de um maior contato com a fé. Em Salvador existem 2.230 terreiros registrados na Federação Baiana de Cultos Afro-brasileiros e catalogado pelo Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA,(Universidade Federal da Bahia), além de uma média de 365 Igrejas.

Nova Jerusalém

Conhecido por ser o maior teatro ao ar livre do mundo, Nova Jerusalém recebe durante a Semana Santa o popular espetáculo da Paixão de Cristo, que atrai milhares de pessoas todos os anos.

juazeiro-do-norte

Localizado no Vale do Cariri – Ceará, Juazeiro do Norte guarda a imagem do Padre Cícero ou “Padim Ciço” como era conhecido. A cidade recebe ainda mais visitantes a partir do dia 30 de outubro, quando os fiéis saem em romarias. Mas a grandiosa romaria acontece mesmo em novembro, mês dos finados.

O passeio conta com visitas a pontos turísticos, como a Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, em construção barroca, a Igreja de São Francisco e a Capela de Perpétuo Socorro, que foi construída pelo próprio Padre Cícero, e hoje guarda seu túmulo no piso do altar-mor da Catedral.

nova-trento

Localizado a apenas 80 km de Florianópolis, Nova Trento possui dois santuários: o Santuário Santa Paulina e o Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro. Nova Trento possui ainda diversas capelinhas e oratórios para quem quiser reforçar a fé católica a qualquer momento.

Não se prenda a credos ou crenças e conheça esses destinos incríveis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *