Viajante Sangue Bom, saiba mais sobre a doação e ajude a salvar vidas

Médicos, enfermeiros, farmacêuticos e tantos outros profissionais da área de saúde são vistos como heróis que contribuem para salvar vidas diariamente. Você sabia que também pode ajudar a salvar vidas com um simples gesto? A doação de sangue é um ato de amor e solidariedade que todo #ViajanteSangueBom pode ter.

Para doar sangue, é importante estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50kg e ter entre 18 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos. Recentemente, jovens que completaram 16 anos começaram a poder doar mediante autorização dos responsáveis. Na hora da doação, é importante estar descansado e evitar alimentação gordurosa algumas horas antes, mas o doador não deve estar de jejum. O simples procedimento dura cerca de 40 minutos.

Normas nacionais e internacionais norteiam os procedimentos de doação de sangue para dar segurança e proteção, tanto para o doador como para o receptor. A bolsa coletada pode ser fracionada nos seguintes componentes sanguíneos: concentrados de hemácias e de plaquetas, plasma e crioprecipitado. Por isso, um único doador pode beneficiar até quatro pessoas. Após a coleta, o sangue passa por diversos tipos de testes e as unidades que apresentam reatividade sorológica, ou seja, possuem resultado positivo para doenças transmissíveis, são descartadas.

Algumas situações específicas impossibilitam a doação de sangue temporariamente ou de forma definitiva. Pessoas que tiveram evidências clínicas ou laboratoriais de doenças transmissíveis pelo sangue, como hepatites B e C, aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II, doença de chagas, ou que já fizeram uso de drogas ilícitas injetáveis, por exemplo, não podem doar sangue definitivamente.

Febres e resfriados também impedem a ação até que o doador melhore, enquanto a vacina da gripe pode impedir a doação por um período que varia de 48 horas a 4 semanas, dependendo da vacina utilizada. Grávidas podem doar 90 dias após o nascimento do bebê em caso de partos normais e 120 dias em casos de cesárea. Quem fez tatuagens deve esperar de 6 meses a 1 ano para poder doar, devido ao critério técnico para garantir a segurança do sangue doado. O cuidado visa assegurar a qualidade do sangue e evitar a janela imunológica, ou seja, o período em que exames laboratoriais não conseguem identificar a presença do vírus HIV ou de hepatites, por exemplo, em amostras de sangue de uma pessoa infectada.

Caso você não possa doar sangue, divulgue informações sobre doação, motive outras pessoas e procure o hemocentro mais próximo para auxiliar em coletas. Incentive este ato de amor e solidariedade e ajude a salvar vidas também!

confira-o-caminho-do-sangue-doado

Quem for viajar, aproveite para fazer a sua doação de sangue, o processo de fracionamento da bolsa de sangue permite que até quatro vidas sejam salvas. A Doação de Sangue não custa nada e Salva Vidas.

VIAJANTESANGUEBOMA mobilização #ViajanteSangueBom é direcionada aos viajantes brasileiros, é uma campanha que visa estimular a doação de sangue sempre no retorno de suas viagens. Além de reservar o hotel e programar os passeios, acrescente a doação de sangue no seu check-list, “o que fazer”, “o que levar”, “quais passeios” e “doação de sangue”. A campanha visa aumentar os estoques de sangue em hemocentros, antecipando a possibilidade de baixa de doações no período em que a demanda por transfusão aumenta, as férias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *