Gastronomia etc.

Festival Gastronômico na Holanda

A Holanda se prepara para o maior evento culinário do país, o Preuvenemint, que vai encher de aromas e sabores a praça Vrijthof, em Maastricht, de 28 a 31 de agosto. Com 33 anos de história, o festival gastronômico atrai a cada edição cerca de 100 mil pessoas, que têm a chance de provar uma grande variedade de pratos e bebidas ao som de música ao vivo. Neste ano, o Preuvenemint contará com 28 estandes, tornando-se um verdadeiro restaurante ao ar livre – toda renda arrecadada será doada a boas causas.

preuvenemint4kennethtan

O termo Preuvenemint é originado das palavras “preuve” (experimentar) e “evenemint” (evento), no dialeto de Maastricht, e descreve exatamente o que se pode esperar do festival. Maastricht é uma das capitais gastronômicas da Europa e durante o evento apresentará a cozinha de alguns dos melhores restaurantes da cidade.

Como chegar

Para chegar a Maastricht, é possível pegar um trem diretamente da estação do aeroporto de Schiphol em Amsterdã com viagem de 2h40 de duração por €25. Também é possível chegar à cidade de carro ou ônibus.

Para mais informações sobre o festival, acesse este link.

Culinária típica

A Holanda ostenta hoje muitos chefs renomados e mais de 100 restaurantes com estrelas Michelin. Mas também é rica em opções locais, que servem receitas saudáveis – sem falar nos mercados a céu aberto, repletos de produtos orgânicos. Pelas ruas do país, dois pratos são muito populares: Patatje met, batatas fritas com maionese, e Haring, ou arenque, servido puro ou em um pão com cebolas ou picles.

Batatas, verduras, legumes e carnes, principalmente a suína e peixes, figuram nos pratos típicos da Holanda, como a sopa Erwtensoep, de ervilhas e carne de porco, e o Stamppot, purê de batatas com verduras e Rookworst, um salsichão. De sobremesa, a pedida é o Stroopwafel, waffle recheado de caramelo, servido com café ou chá.

Queijos e cervejas fazem a fama internacional da Holanda. Edam e Gouda, nomes das cidades onde são fabricados, são os queijos mais conhecidos – pelo interior do país, inúmeros mercados, festivais e leilões rendem homenagem à iguaria. Quanto às cervejas, Heineken, sem dúvida, é a mais popular, mas outras cervejarias artesanais produzem bebidas de excelente qualidade.

Para saber mais sobre a gastronomia holandesa, confira aqui.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *