Dicas & Destinos

Turismo Rural é a nova "menina dos olhos" do Brasil

 

Segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, natureza é o segundo destino preferido dos estrangeiros no Brasil, atrás apenas das praias.

Pensando nisso, para incentivar turistas brasileiros e estrangeiros a desfrutarem dos costumes e tradição do campo, o Ministério do Turismo acaba de lançar uma cartilha com dicas de passeios de turismo rural pelo Brasil (versões Português-Espanhol e Português-Inglês).

O país tem mais de 4 milhões de estabelecimentos de agricultura familiar, que representam 84% das propriedades rurais brasileiras. Para o Ministro do Turismo Gastão Vieira “O Brasil é um país que possui um cardápio turístico muito diverso. As cartilhas deixam claro que temos opções para todos os públicos”.

Fazenda em Gravatá

Em um país que tem campo e vida rural de norte a sul, centenas de lugarejos podem servir de inspiração para as próximas férias. Na região Norte, rios, matas, comunidades indígenas e ribeirinhas guardam uma bela amostra dos costumes e tradições mais originais do interior do Brasil. No Nordeste, as colônias de pescadores, o cultivo de frutos do mar e os bordados das rendeiras são os exemplos mais autênticos. O cerrado do Centro-Oeste, as montanhas capixabas e as fazendas centenárias de Santa Catarina também compõem o cenário dos passeios rurais do Brasil.

Um belo exemplo desta valorização é o lançamento de alguns roteiros rurais em vários estados brasileiros. Nós destacamos a Rota Rural de Pernambuco como um exemplo de total adequação a esta realidade. Em Pernambuco, o Turismo Rural além de estar comprometido com a produção agropecuária, está profundamente relacionado à valorização e à promoção do patrimônio cultural e natural. Nada como visitar os engenhos que são uma verdadeira viagem no tempo, e se transportar diretamente à nossa história. Além de valorizar nossa cultura, o Turismo Rural de Pernambuco oferece atrativos naturais, como rios, grutas, cachoeiras que geram uma maior integração com a natureza.

Longe da correria dos centros urbanos, os campos brasileiros são uma espécie de refúgio para quem quer descansar, viver de modo simples, e aproveitar ao máximo o aconchego das propriedades rurais e a culinária tipicamente regional. Aproveite suas férias e se jogue naquela rede gostosa para se dedicar ao ócio sentindo aquele cheirinho de mato verde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *