Gastronomia etc.

Enoturismo na Toscana e suas lendas

A opção pelo enoturismo permite mergulhar num banquete toscano, sem perder as atrações históricas das cidades. Neste ambiente, os vinhos “Chianti Classico” ocupam o lugar de destaque, durante muitos anos esses vinhos eram distribuídos em garrafões, com o fundo envolvido por palha e uma alça. Provavelmente você já viu uma destas garrafas pendurada no teto de uma cantina ou pizzaria, e o selo “Gallo Nero” tem uma história peculiar.

Vinhos-Chianti

Durante seu passeio pela região do Chianti com certeza você ouvirá a Lenda do “Gallo Nero” e como este se tornou o símbolo dos vinhos “Chianti Classico”.

Reza a lenda que, Florença e Siena lutavam pelo posicionamento de uma fronteira entre seus territórios, e no meio dessa disputa encontrava-se a Região do Chianti. Cansados das batalhas, decidiram terminar este empasse com um desafio entre dois cavaleiros, um de cada cidade. Ao nascer do sol, quando o galo cantasse, um cavaleiro partiria de Florença, outro de Siena, e onde se cruzassem seria traçada a fronteira. Assim, foram enviados representantes para garantir a saída de cada cavalheiro no exato momento que o galo cantasse.

Os cidadãos de Siena escolheram um galo branco, jovem e o alimentaram bem para que ao nascer do sol ele tivesse o canto mais forte. Os fiorentinos escolheram um galo negro, mais velho e o deixaram sem comer. No dia do desafio, o galo negro, morto de fome, começou a cantar antes mesmo do sol nascer, e o galo branco, que estava bem alimentado, ainda dormia.

Assim, o cavaleiro fiorentino, com essa boa vantagem, iniciou seu trajeto muito mais cedo que o cavaleiro senese que pelas regras do acordo teve que esperar até que seu galo cantasse. O resultado foi que os dois cavaleiros se encontraram há poucos quilômetros dos muros de Siena, e assim a República Fiorentina ganhou a Região do Chianti.

Alguns dizem que esse fato ocorreu no século XIII, outros que aconteceu no século XVII, mas lendas a parte, conhecer uma vinícola, em um Burgo magnífico, original do século XII, visitar sua cantina cheia de barris do famoso vinho “Chianti Classico”, aprender um pouco de como é feito o vinho Chianti e seu processo até chegar ao consumidor, e ouvir a lenda em um ambiente original do ano de 1300, é fundamental.

O Guia na Toscana faz o “Tour do Chianti Completo” conhecendo a região do Chianti. O tour inclui;  guia de turismo, visita a vinícola e cantina com degustação de 5 vinhos,  visita a cidade de Greve in Chianti, visita a Salumeria com degustação de presuntos e salames, visita a maior enoteca da região, com vinhos de toda a Toscana, onde você, se quiser, poderá degustar vários vinhos, visita a uma fazenda que produz o vinho branco Vernaccia di San Gimignano, com degustação de produtos locais, que vão do salgado ao doce, e ainda degustar 4 vinhos, entre eles o famoso vinho branco da região. Com todo material escrito em português, e disponível todos os dias do ano.

Greve in Chianti

Greve in Chianti

Realmente é uma oportunidade única vivenciar essa experiência inesquecível, e no site www.passeiosnatoscana.com você encontra excelentes profissionais que poderão te acompanhar durante sua viagem pela região e o melhor, com guias falando em português e com um atendimento totalmente exclusivo e diferenciado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *