Três dias para descobrir o Alentejo, em Portugal realmente é pouco, mas pode ser uma ótima oportunidade para voltar com mais calma e degustar melhor cada região deste país tão lindo e cheio de charme e encantos.
A tradicional região do Alentejo, em Portugal, oferece aos turistas um dos roteiros mais encantadores do país. As planícies douradas, monumentos pré-históricos, natureza exuberante, arquitetura religiosa, palácios e vilas antigas encantam viajantes de todo o mundo.
Reserve alguns dias para visitar esta bela região portuguesa. Confira um breve roteiro com lugares imperdíveis para conhecer no Alentejo.
Primeiro dia:
Não deixe de visitar a charmosa cidade de Évora, considerada, em 1986, Patrimônio Mundial pela UNESCO. Visite os atrativos religiosos da cidade como a Catedral da Santa Maria, a Igreja de São Francisco, a Capela dos Ossos e a Igreja da Misericórdia.
Considerada uma das cidades mais antigas da Europa, Évora também encanta pelos pontos históricos como o Templo Romano e de Diana, o Palácio D. Manuel, a Ermida de São Brás, o Museu de Évora, a Praça do Giraldo (centro da cidade), o Teatro Garcia de Resende e a atual universidade de Évora, antigo colégio do Espírito Santo.
Segundo dia:
Também no Alentejo, visite a Herdade do Esporão, com seus 600 hectares de vinha das melhores castas e com seu imperdível roteiro de enoturismo, que faz parte da Rota Mundial dos Vinhos. Após o passeio, percorra São Pedro do Corval, a terra das olarias e aprecie a arte dos artesãos locais. Já rumo a Monsaraz, vila medieval, desfrute da vista deslumbrante para o lago de Alqueva.
Terceiro dia:
Conheça o Cromeleque dos Almendres, círculo de pedras pré-histórico com 95 monólitos, um dos monumentos megalíticos mais importantes da Europa; e a Gruta do Escoural, uma das mais raras e significativas estações arqueológicas do mundo.
Como sugestão de hospedagem, o Convento do Espinheiro, A Luxury Collection Hotel & Spa, um dos hotéis mais luxuosos de Portugal, que fascina turistas pela sua história e aspecto religioso único. O Convento foi construído no século XV em homenagem a Nossa Senhora. De acordo com a lenda, o local teria se tornado um importante destino de peregrinações logo após a Virgem Maria ter aparecido sobre um espinheiro para dirigir a palavra a um pastor.
Todos os dias o hotel oferece um tour guiado para descobrir a história do Convento ocupado durante séculos por monges da Ordem de São Jerônimo. Luxuosamente recuperado, o conjunto mantém a mesma estrutura arquitetônica combinada com o que há de mais moderno na hotelaria. Logo após, o sommelier convida todos os hóspedes para uma degustação de vinhos na adega do hotel, localizada na antiga cisterna gótica.