Dicas & Destinos

Colonia del Sacramento no Uruguai – Um pedacinho do Paraíso

 

Em minhas viagens, por mais que eu revisite alguma cidade ou região – e acabo fazendo isso constantemente – sempre busco incluir alguma cidade vizinha ou local dentro da própria cidade que ainda não havia visitado anteriormente para acrescentar algo mais à minha bagagem. Um bom exemplo disso é Buenos Aires que apesar de já ter visitado a Capital Portenha várias vezes, sempre volto com alguma novidade. Hoje vou falar sobre uma pérola, uma joia rara que fica fora de Buenos Aires, ou melhor, fica fora da Argentina. Aí você deve estar se perguntando: ué, mas e Buenos Aires com isso? Você já vai entender…

Separada apenas a 40 km de Buenos Aires, que dá aproximadamente 2 horas de travessia de Ferry boat, a cidade de Colonia del Sacramento é um convite para viajar no tempo e aportar em uma terra fundada pelos portugueses em pleno Uruguai. Misturou muito na sua cabeça? Sim, portugueses fundaram a cidade que hoje é Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO (desde 1995) e é uma das mais belas demonstrações de preservação cultural. Sua história é contada a cada esquina, a cada ruazinha charmosa que viramos, a cada rosto orgulhoso de suas tradições.

Colonia del Sacramento é mesmo uma joia, um desejo de consumo de muitas pessoas que querem fugir da loucura das cidades grandes e mesmo assim estar tão próximo delas. Um bom exemplo disso é Buenos Aires (olha ela aí!!), que conseguimos avistar facilmente do outro lado da margem do Rio da Prata. Imagine uma cidadela que mantém sua arquitetura e sua atmosfera de uma paz e sossego tão harmoniosamente que mal dá vontade de voltar para a muvuca da cidade grande? Pois é bem assim que nos sentimos estando por lá.

A Rua dos suspiros, a Residência do Vice-Rei, a Plaza de Toros, a Basílica do Santíssimo Sacramento, as Ruínas do Convento de São Francisco e o Farol são apenas alguns exemplos de belezas arquitetônicas imperdíveis para visitar. Um detalhe que não posso deixar de registrar se refere justamente ao Centro Histórico ou “Barrio Histórico”. Preste muita atenção ao caminhar por determinados lugares, pois, você estará pisando em pura história. Algumas construções de inestimável valor histórico ficam acessíveis aos turistas até com uma certa fragilidade, então, a viajante apaixonada por história e mega protetora do Patrimônio alheio encarecidamente vos pede: muito cuidado e atenção, ok. Nada de tirar pedrinhas ou lascas para guardar de lembranças. Fotografias são permitidas em praticamente todos os lugares e essa já é uma baita recordação.

Não deixe de subir o Farol para observar a cidade e o Rio da Prata de lá do alto. Aproveite para tirar belíssimas fotos. Cabeludos e cabeludas, diquinha básica: madeixas presas irão te permitir enxergar bem melhor, ô lugarzinho para ventar! Você é de estatura exagerada como eu? Então, cuidado com a cabeça também. Em vários lugares é praticamente inevitável dar umas batidas por pura falta de atenção. Ah, tudo bem, a boa desculpa é que você vai ficar tão encantado com tudo que ficar meio abobado é normal.

Se você puder, fique pelo menos dois dias por lá. Até dá para visitar a cidade em um dia. Tem Ferry saindo em horários bastante flexíveis, mas você acaba deixando de aproveitar a atmosfera charmosa da noite e a oportunidade de ter um jantarzinho delicioso em um dos charmosos restaurantes locais, acompanhado é claro, de um bom vinho. Imperdível, pode acreditar. Á noite, charmosas lanternas iluminam as ruas e deixam o ambiente ainda mais aconchegante e convidativo para um bom vinho.

A gastronomia da região é caprichada nas carnes, afinal estamos falando de Uruguai, mas existem muitas opções com pastas e frutos do mar de lamber os dedinhos. E claro, vinho para acompanhar. As sobremesas também são espetaculares. Se você gosta de chocolate, experimente o sorvete de café com trufas que é uma coisa de louco. Eu já falei dos vinhos??? São maravilhosos!!

Dicas:

– Vai para Colonia del Sacramento de Buquebus? Então dê preferência para ir bem cedinho. A travessia é deliciosa. Além de ter um visual bem legal do Rio da Prata, o Free Shop do Ferry é um capítulo á parte. Em todos que andei a variedade daqueles kits para viagens é bastante farta. Para quem viaja muito como eu, é imprescindível, encontre as boas e muito úteis aquisições lá no finalzinho da matéria. Existem vários produtos que inclusive não encontramos com facilidade nos Free shops do Brasil, além de miudezas práticas para quem perdeu ou esqueceu algo em casa ou no hotel. Separe uma graninha que vale a pena.

– Se você é apaixonado por fotografia, separe um cartão de memória e bateria extra já que não vai parar de fotografar por todo lado.

– Na primavera e no verão costuma fazer forte calor durante o dia, mas á noite, sempre fica mais fresquinho. Vale a pena levar casaquinho para não sentir frio a toa.

– Apesar de ser um local que recebe um volume razoável de turistas, a cidade é bastante calma e tem um clima tranquilo. Portanto, nada de algazarras e turminhas barulhentas.

– Lembra do famoso Alfajor? Experimente os uruguaios que também são deliciosos.

– Não se assuste se o Presidente do Uruguai sentar-se à mesa ao lado, no restaurante que estiver almoçando. É muito comum ele visitar a região e conversar com os turistas para saber se estão gostando.

– No Ferry boat não pense jamais em se acomodar nos assentos da frente que são destinados para idosos, gestantes e deficiente físicos. Em uma das viagens que fiz, vi um casal de argentinos que se sentaram neste local e foram gentilmente informados pela Comissária sobre a quem se destinavam aqueles assentos. O casal que respondeu de forma grosseira insistiu em ficar e nem por isso intimidaram a Comissária, que além de exigir que levantassem, lançou uma “pérola” que ficou marcada na cabeça: “Como falta cultura a esta gente!”. E aí, vai arriscar e fazer papelão? Acho que não vale a pena, certo?

Com toda certeza sou uma pessoa declaradamente apaixonada por Colonia del Sacramento e não nego. Sim, eu quero indicar muito que você vá conhecer este Lindo-delicioso-espetacular-aconchegante-charmoso e inesquecível pedacinho do Uruguai. Tenho certeza que você também vai se apaixonar.

Produtos para viajantes

Dica de compras para viajantes no Free shop

  • Wake-up travel set – L’Occitane
  • Plane Travel Needs – The Body Shop
  • Peppermint Cooling foot spray – The Body Shop

 

 Confira em nossa FanPage o álbum Colônia do Sacramento – Uruguai   com várias fotos desta viagem

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *