Balonismo, trilhas e águas termais saiba como relaxar longe das grandes cidades

A correria do dia a dia pode ser estressante, o trânsito ou transporte público cansam o corpo e o trabalho com suas cobranças diárias cansa a mente. Para fugir do ritmo frenético das grandes cidades, muitas pessoas procuram lugares mais isolados, normalmente em cidades do interior do estado, para relaxar, entrar em contato com a natureza, praticar algum esporte e desacelerar a mente.
Esse tipo de turismo se fortaleceu logo após a liberação das restrições de hotéis e pousadas para receber visitantes pela pandemia em 2020 e se tornou o chamado turismo de isolamento no qual o turista busca fugir dos grandes centros metropolitanos agitados em troca de localidades mais calmas e com pouca visitação.
Pensando nisso, preparamos uma lista com algumas cidades do interior do estado de São Paulo ideais para o turismo de isolamento. Confira!
Cunha
Cunha é uma pequena cidade próxima da fronteira entre o estado de São Paulo e o Rio de Janeiro, localizada a 250 km da capital paulista. Cunha também faz fronteira com a cidade de Paraty, no estado do Rio.
Com cerca de 22 mil habitantes, Cunha fica entocada no meio da Serra do Mar com vistas deslumbrantes e dezenas de cachoeiras nas suas centenas de trilhas ao longo da cidade. Além das trilhas, Cunha também é conhecida nacionalmente pelo seu lavandário, o cartão de visitas da cidade, lá é possível observar as milhares de flores, comprar exemplares nas lojinhas, participar de workshops sobre cuidados com plantas e palestras.
Por fim, a cidade também conta com uma cervejaria artesanal, um mercadão municipal, um centro histórico com um pequeno museu da cidade e bons restaurantes de comida italiana e alemã.
Águas de São Pedro
Quem busca a menor cidade do estado de São Paulo precisa encontrar Águas de São Pedro. A cidade possui apenas 2700 habitantes e se tornou atração após a descoberta de fontes de águas termais durante a busca por petróleo na região durante o século XX. Hoje, como estância turística minimalista, a cidade conta com algumas atrações, como hotéis e os parques aquáticos Thermas Water Park, o Parque das Águas e também SPA Thermal Dr. Octávio Moura Andrade. Além disso, é possível visitar o Rancho dos Cavalos para observação de competições de hipismo, passeio de cavalos e charrete para toda a família e bons restaurantes.
Boituva
Próximo à cidade de Sorocaba, a cerca de 117 km da capital paulista, Boituva é o centro paulista de balonismo e paraquedismo para aqueles que procuram um pouco mais de adrenalina nas viagens.
Com cerca de 60 mil habitantes, Boituva apresenta como atrações o Parque Ecológico Eugênio Walter com animais em recintos livres e espaço dedicado para piqueniques. Além disso, Boituva também é conhecida por seus alambiques e passeios guiados para conhecer mais a fundo o processo de produção de cachaça. Vale lembrar que para alguns dos passeios e atividades nas cidades mencionadas, como salto de paraquedas e balonismo, é preciso se preparar com antecedência como comprar ingressos e até mesmo reservar passagens em empresas de viagens seja de avião ou de ônibus, como a itamarati passagens, para garantir que a chegada seja feita a tempo e com tranquilidade.
- Casa Brasil: novo nome, nova missão
- Sul da Espanha: uma viagem pela herança árabe
- Temporada de Baleias pelo mundo
- Bahia e o verdadeiro Dia da Independência do Brasil
- Turismo de isolamento: cidades do interior de São Paulo perfeitas para relaxar
- Verão europeu: o que saber antes de viajar nas férias de julho