Variedades & Tecnologia

Día de los Muertos: A Colorida Celebração Mexicana que Honra os Mortos

No Brasil, em 2 de novembro, celebramos o Dia de Finados, uma data para lembrar e homenagear os entes queridos que já se foram. No México, no entanto, essa comemoração assume uma forma única e cativante conhecida como Día de los Muertos (Dia dos Mortos).

Día de los Muertos

Origens e Significado

O Día de los Muertos é uma celebração que combina raízes indígenas pré-hispânicas, sendo celebrada pelos povos asteca, maia, zapoteca e mixteca, também com influências da colonização espanhola e o cristianismo. Inicialmente celebrado em agosto, os colonizadores espanhóis ajustaram a data para coincidir com o Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados, que ocorrem nos dias 1º e 2 de novembro.

Essa fusão cultural resultou em um feriado que celebra a vida após a morte. A crença central é que, durante o Día de los Muertos, as almas dos falecidos retornam à Terra para se reunirem com seus entes queridos.

Calaveras de Açúcar e Esqueletos Decorados

A celebração é caracterizada por uma rica simbologia, incluindo as famosas “calaveras dulces” – caveiras de açúcar moldadas e decoradas com cores vivas. A tradição envolve escrever o nome do falecido na caveira ou o nome da pessoa que a oferece, acreditando que isso garante um lugar no paraíso.

Além disso, esqueletos vestidos com roupas e adereços decoram casas e ruas. Esses esqueletos, em diversos tamanhos e estilos, representam os anfitriões que recebem as almas dos mortos em sua jornada de volta.

Flores e a Importância da Cempasúchil

As flores desempenham um papel crucial na decoração, simbolizando a beleza e a efemeridade da vida. Embora várias flores sejam usadas, a cempasúchil, também conhecida como cravo-de-defunto, é a mais emblemática. Sua cor amarela brilhante representa o sol, que, segundo a tradição asteca, guia as almas dos falecidos até o outro mundo.

As pétalas da cempasúchil são usadas para criar um caminho que conduz as almas aos altares dos mortos, tornando a transição para a vida após a morte uma jornada mais fácil.

La Catrina: Um Ícone Crítico

La Catrina, uma figura icônica da celebração, foi inspirada no trabalho de José Guadalupe Posada, “La Calavera de la Catrina”. Ela representa o esqueleto de uma dama da alta sociedade do final do século XIX e início do século XX. Essa figura serve como uma crítica social, lembrando que, diante da morte, todas as pessoas são iguais, independentemente de sua posição social.

Día de los Muertos

Curiosidades e Reconhecimento Internacional

A celebração do Día de los Muertos é tão significativa que, em 2003, foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. As festividades podem durar até sete dias, começando por volta de 26 de outubro e se estendendo até 3 de novembro.

Embora a celebração ocorra em todo o México, algumas regiões são particularmente tradicionais, como Aguas Calientes, Cidade do México, Morelos, Oaxaca e Quintana Roo

Como é Comemorado

O Día de los Muertos é celebrado tanto nas casas quanto nos cemitérios. Durante a festa, oferendas são montadas com as comidas e bebidas favoritas dos mortos. Altares são decorados com fotos, velas, caveiras de açúcar, frutas, flores, sal e imagens de santos. Objetos de afeto pessoal dos falecidos também são colocados nos altares.

Além disso, as ruas e casas são enfeitadas, e as pessoas se fantasiam, dançam e cantam pelas principais cidades do México. É uma celebração que combina alegria com respeito à memória dos entes queridos que já se foram.

Símbolos do Día de los Muertos e Diferenças com o Halloween

Os altares são elementos tradicionais da celebração, com cada nível contendo itens específicos, como fotos, velas, caveiras de açúcar e objetos pessoais dos falecidos.

Embora o Día de los Muertos e o Halloween possam parecer semelhantes devido aos temas de morte, eles têm origens distintas. Enquanto o Halloween é de origem europeia, o Día de los Muertos mistura elementos indígenas, católicos e latinos. Além disso, as comemorações do Día de los Muertos podem se estender por uma semana, ao passo que o Halloween é uma festa de um único dia, em 31 de outubro.

O Día de los Muertos é uma celebração extraordinária que combina cores vibrantes, símbolos únicos e um profundo respeito pela vida e pela morte. Enquanto o mundo observa o Halloween, o México brilha com essa festa culturalmente rica que une gerações em honra aos seus antepassados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *