Dicas & Destinos

Viajar com o pet: 9 dicas para quem vai curtir as férias

As férias de julho estão se aproximando e já está na hora de se planejar. Se você está pensando em viajar, é bom dar uma conferida nestas 9 dicas para viajar com o pet.

viajar com o pet nas férias
9 dicas para quem vai viajar com o pet nas férias

Geralmente, existem duas opções de transporte aéreo para cães e gatos, permitindo que eles possam conhecer o mundo ou aproveitar as férias em família. Essas opções incluem a possibilidade de viajar na cabine, junto ao tutor, ou, no compartimento inferior da aeronave. Independentemente da escolha, é necessário tomar alguns cuidados antecipadamente. Confira abaixo um checklist para garantir a segurança e o bem-estar do seu animal durante a viagem.

1. Verifique as condições de saúde: embora o avião seja um meio de transporte seguro, as condições de pressurização e altitude durante o voo são diferentes. Antes de embarcar, leve o seu pet ao veterinário para um check-up e obtenha um atestado de saúde válido por pelo menos 10 dias. Certifique-se de que ele esteja vacinado, vermifugado e com a vacina antirrábica em dia. 

2. Observe o comportamento do pet: é importante que o animal tenha no mínimo quatro meses de vida, esteja desmamado e apresente um comportamento dócil para uma viagem tranquila. Isso garantirá a segurança e o bem-estar do pet, dos outros passageiros e da tripulação durante todo o voo.

3. Escolha a forma de transporte correta: embora os tutores gostariam de viajar sempre próximos de seus pets, nem sempre isso é possível por questões de segurança ou acomodação adequada. Geralmente é permitido que o passageiro viaje com um cachorro ou gato na cabine, desde que o peso total do animal na caixa de transporte não ultrapasse entre cinco e sete quilos, dependendo da companhia, e possa ser acomodado abaixo do assento à frente do tutor. Caso o peso exceda esses limites, os pets só poderão viajar no compartimento inferior do avião.

4. Tenha um kennel com as especificações adequadas: o kennel é a caixa de transporte específica para viagens aéreas. Ele deve ser resistente, impermeável e bem ventilado, seguindo algumas definições técnicas que garantem a segurança e o bem-estar do seu bichinho. Antes de comprar um, verifique o peso e as medidas do seu pet para garantir que ele possa ficar em pé e se acomodar confortavelmente no interior da caixa. Confira mais informações sobre as especificações dos kennels transportados pelas companhias aéreas.

5. Prepare o pet para a viagem: acostume o seu pet ao kennel antes da viagem. Coloque-o na caixa por alguns minutos todos os dias e ofereça recompensas, como brinquedos ou petiscos. Dessa forma, ele irá associar o kennel a um lugar positivo e não estranhará no momento do embarque. Aproveite também para forrar o fundo do kennel com um tapete higiênico antes do voo. Por questões de segurança, algumas companhias não transportam pets de raças braquicefálicas

6. Faça a reserva do serviço com antecedência: para viajar com seu animal de estimação na cabine ou no compartimento inferior da aeronave, é necessário fazer a reserva do serviço com pelo menos 48 horas de antecedência ao voo. O serviço está sujeito à disponibilidade e têm um custo adicional que varia de acordo com o destino da viagem.

7. Chegue cedo ao aeroporto: ao viajar com seu animal de estimação, é recomendado que você chegue ao aeroporto com pelo menos duas horas de antecedência para voos domésticos e três horas para voos internacionais. Também é fundamental apresentar o atestado de saúde do seu pet no balcão de check-in, onde será paga a taxa correspondente ao serviço de transporte reservado.

8. Siga as normas de segurança: durante as viagens com pets na cabine, é proibido retirá-los do kennel durante o voo. Essa regra é estabelecida para garantir a segurança do pet, dos demais passageiros e da tripulação.

9. Relaxe e aproveite o seu momento de viajar com o pet: é importante que você mantenha uma postura calma e confiante para transmitir segurança ao pet, especialmente em situações novas e desconhecidas, como uma viagem de avião. Aproveite esse momento para desfrutar da viagem junto ao seu companheiro fiel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *