Dicas & Destinos

Chile: entenda por que o país está entre os destinos mais procurados por brasileiros

Segundo a companhia aérea Latam, entre 21 cidades, Santiago é a 12ª dos lugares menos tradicionais para visitar, e não é à toa

destinos mais procurados
Chile: país está entre os destinos mais procurados por brasileiros

Mesmo com o preço das passagens aéreas estando além do razoável, viajar ainda faz parte dos planos de quem tira férias. Para fazer esse sonho se tornar realidade, muitos optam por lugares mais próximos. No caso dos brasileiros, dentro do Brasil, o Nordeste é um dos destinos mais procurados pela grande demanda de praias, sol e pontos turísticos o ano inteiro.

Mas quem quer dar um passinho a mais pode se organizar e vislumbrar outros lugares. Um deles é Santiago, no Chile, que foi um dos destinos mais escolhidos em 2022 por brasileiros, além de Miami (EUA) e Lima (Peru), segundo um levantamento feito pela LATAM Linhas Aéreas. Aliás, a América Latina proporciona várias vantagens, quando comparada a outras partes do mundo.

Voltando ao Chile, uma dúvida constante é a necessidade de passaporte para a entrada no país; de pronto, a resposta é não. Devido a acordos diplomáticos entre os dois países e a inserção no Mercosul, os brasileiros não precisam do documento, mas podem levar por alguma eventualidade. O visto também não é necessário, mas a viagem não pode ultrapassar a estadia de 90 dias.

O Chile também não exige nenhum tipo de vacina, mas o seguro-viagem é essencial, já que o sistema de saúde chileno não é absolutamente grátis e qualquer eventualidade pode custar caro.

Voltando um pouco para os preços das passagens aéreas, também é uma opção viajar de carro, e algumas pessoas, inclusive, preferem. É interessante pontuar que este percurso se torna mais viável se o ponto de partida for o Sul ou o Sudeste do Brasil. Até entrar no Chile, partindo de Florianópolis, por exemplo, são pelo menos 35 horas – uma viagem cansativa, mas que vale a pena a aventura. 

Outro ponto a favor da viagem de carro é a liberdade para parar onde quiser e quando quiser, além de mais espaço para bagagem com uma capota marítima Strada, por exemplo. Chegar ao destino e poder flexibilizar os passeios e desenhar seu próprio roteiro é outra vantagem.

De carro ou de avião, alguns pontos não devem faltar para quem vai ao Chile:

  • La Chascona: uma das casas de Pablo Neruda. Neruda foi um dos ganhadores do Prêmio Nobel de Literatura. Ele deixou no país três casas, todas elas ficam em Santiago e mostram muito da história local.
  • Centro Histórico: cheio de museus, praças que misturam tradição, modernidade, além de uma incrível arquitetura.
  • Valle Nevado: fica a 60 km de Santiago. A estação tem três hotéis, restaurantes, bares, pubs, 40 pistas para esqui e snowboard, teleféricos, além de lojas e apartamentos residenciais.
  • Vinícolas: um dos melhores vinhos do mundo está no Chile. Então, deve fazer parte do roteiro conhecer alguma vinícola, entender o modo de produção e vivenciar degustações – Concha Y Toro, Cousino Macul e Santa Carolina são algumas delas.

Depois de pontuar as possibilidades, é fácil perceber que, com organização, o Chile é um destino diversificado, com uma capital multifacetada e opções para fazer qualquer viagem inesquecível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *