Dicas & Destinos

Carnaval em Ouro Preto: muita festa, história e natureza

Patrimônio histórico pela UNESCO, a cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, é famosa pelas suas ruas, igrejas e monumentos históricos e de arte. Mas as atrações por lá vão muito além: o animado município tem um dos maiores Carnavais de rua do país e uma agenda de eventos repleta o ano todo. E, como diz o velho ditado brasileiro, “se o ano só começa depois do Carnaval”, Ouro Preto é provavelmente um dos melhores pontos de partida para curtir a folia neste começo de 2023.  Vem conferir algumas dicas que o pessoal da Pousada do Mondego e da Pousada Loft da Serra deixou pra gente.

Carnaval em Ouro Preto
Carnaval em Ouro Preto: muita festa, história e natureza

São dezenas de blocos pelas ruas históricas da cidade, pra você curtir o Carnaval em Ouro Preto, e em palcos montados, como o Bloco da Cabroró, que recebe artistas como Luiza Sonza. Festas temáticas e o desfile das Escolas de Samba, na Praça Tiradentes, completam a agitação. A data atrai muitos turistas, especialmente universitários, mas há espaço para todos. O tradicional Bloco Zé Pereira dos Lacaios, fundado em 1867, por exemplo, tem desfile com bonecos gigantes, lanternas e uma banda mirim. 

??Já o bloco Vermelho i Branco é conhecido por sua história no Bairro Rosário, saindo pelas ruas da cidade ao som de marchinhas carnavalescas. O bloco Bandalheira, outra alternativa, costuma levar às ruas sátiras de bandas militares, em uma marcha que acontece de forma acelerada e com ritmo descompassado.

E a prova de que Ouro Preto consegue reunir todas as tribos está no bloco Jesus é Bom a Beça, de temática cristã, com músicas voltadas para a fé e a religiosidade.

Além da folia

Quem decidir descansar em meio à farta natureza da região, pode optar por Lavras Novas, um distrito mais romântico da cidade, mas que também conta com muitas opções em ecoturismo. São trilhas, trekking, passeios de quadriciclo e banhos de cachoeira, entre outros prazeres. 

Um dos destaques por lá é a Cachoeira dos Prazeres, que fica seguindo às margens da Represa do Custódio, que também é um local excelente para banho. Outra que atrai muitos turistas é a cachoeira do Falcão, com uma rasa piscina natural e longa faixa de areia: quase uma praia, é o local ideal para levar crianças.  

Como chegar

Ouro Preto está a 100km de distância de Belo Horizonte. A forma mais rápida para chegar é pelo Aeroporto de Confins, na capital mineira. Por lá mesmo há empresas que fazem o trajeto.

De carro, a partir de Belo Horizonte, o melhor trajeto é pela BR-356. Do Rio, o trajeto de 400 km será pela BR-040. O tempo médio da viagem é de 6h e, da capital paulista, o percurso começa pela BR-381 até Belo Horizonte e depois pela BR-356 até Ouro Preto. São cerca de 680 km de estrada. 

As rodoviárias das três capitais também têm opções de ônibus para lá. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *