Dicas & Destinos

Escape do calor: do verão brasileiro para a neve nos alpes franceses

Conheça destinos alpinos e os esportes de inverno mais conhecidos

alpes franceses

O verão brasileiro teve início em 21 de dezembro de 2022 e terminará em 20 de março de 2023. Embora no Brasil seja uma estação característica de chuvas, as temperaturas altas também imperam e trazem consigo a sensação de abafamento em grande parte da estação. No entanto, é em fevereiro que o calor terá seu ápice, e a previsão é que a temperatura fique acima da média em diversas regiões do país, o que significa que, para aqueles que não gostam do calor, será um momento delicado. Nesse sentido, uma vez possível, vale aproveitar para realizar uma viagem e até mesmo para conhecer a neve, aliando uma boa experiência com a fuga do verão brasileiro. 

Dos destinos possíveis, os alpes franceses podem ser o destino perfeito para quem busca dias de inverno inesquecíveis. Os alpes são as porções da cordilheira que ficam na França , localizadas nas regiões de Auvergne-Rhône-Alpes e Provence-Alpes-Côte d’Azur. Quanto à sua localidade, existe também o compartilhamento, uma vez que algumas das cordilheiras dos Alpes franceses estão localizadas de maneira total na França, mas outras estão localizadas também na Suíça e na Itália. Das cidades mais conhecidas ??nos Alpes, estão Grenoble, Annecy, Chamonix, Chambéry e Tignes, sendo essa última conhecida por oferecer uma variedade de esportes de inverno. 

Diversas são as possibilidades de atividades, incluindo locais montanhosos, chalés com belíssimas vistas, esportes e bastante neve. Nos meses entre dezembro e abril, são famosos os passeios de snowmobile, que se trata de uma moto na neve, sendo essa uma atividade radical passível de ser realizada nos destinos alpinos. Há também a escalada no gelo, onde o turista pode escalar uma cachoeira congelada durante o inverno, o que permite um conhecimento maior do local de uma maneira inusitada; toda prática pode ser auxiliada por um guia qualificado, e o objetivo é alcançar o topo das cachoeiras cobertas de gelo. Não existem pré-requisitos; um exemplo disso é na Suíça, onde crianças de 12 anos já podem começar a praticar. 

E, para aqueles que querem voar, existe a opção do paramotor, conhecido como parapente motorizado. O esporte permite ao turista sobrevoar os Alpes e se encantar com a beleza natural do local; além disso, quem preferir uma outra opção de aventura pode experimentar  o “Snow Trike”, parecido com um trenó voador. Por isso, vale a pena a organização de um roteiro de aventuras pelos Alpes. Vale ressaltar também o aspecto cultural ao elaborar esse roteiro, uma vez que mais de 25 línguas são faladas em toda a França, sendo até mesmo subdivididas em grupos, entre eles Vasconico, Ítalo-Dálmata, Gallo-Romance, Germânico e Celta. No entanto, o indicado para turistas é saber o inglês, tornando a comunicação mais precisa, o que será uma vantagem não apenas para visitar a França, mas também diversos países do mundo, por isso vale o investimento em aprender o inglês em cursos que dão ênfase em imersões culturais como o curso de inglês em Niterói, com aulas flexíveis, aprofundamento de cultura e desenvolvimento de habilidades de cunho social e de comunicação. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *