Dicas & Destinos

O melhor do Natal na República Tcheca

O Natal na República Tcheca é a época do ano mais entusiasmante, cercada de tradições, sabores e abraços. O #DestinoTchequia pode ser parte do Natal de todos, seja presencialmente, através de uma viagem, ou remotamente, celebrando com uma ou mais tradições entre as que compartilhamos aqui.

Natal na República Tcheca

Uma viagem de Natal na República Tcheca

O Natal começa a se mostrar no final de novembro, com a chegada das primeiras nevascas e do início do Advento. Com as ruas iluminadas e as árvores de Natal decorando alguns dos recantos mais importantes das cidades, as pessoas saem às ruas para visitar os inúmeros mercados que abrem suas portas nas praças principais. Em Praga, o principal mercado abre dia 27 de novembro na Praça da Cidade Velha, com uma árvore de 26 metros de altura.

Embora digam que os mercados de Natal de Praga estão entre os mais belos da Europa, aqueles instalados em outras cidades tchecas como Olomouc, Karlovy Vary ou Cesky Krumlov também oferecem um cenário mágico no qual se misturam todo tipo de presentes e objetos de decoração, muito artesanato e uma grande variedade gastronômica. Se você for, experimente o famoso vinho quente com especiarias, mais conhecido como “sva?ák”, ou o ponche ou grogue, que é feito com rum tcheco, água e açúcar. Para acompanhar, peça um dos produtos mais típicos do Natal tcheco: o Trdelník, uma espécie de cano doce que leva canela e nozes. Se você prefere os salgados, opte por salsichas com pão e mostarda ou presunto de Praga.

No dia 5 de dezembro acontece a festa de São Nicolau. Nesse dia é posto à prova o comportamento que as crianças tiveram ao longo do ano. Se foram comportadas, elas receberão doces e frutas das mãos de um anjo, depois de terem recitado um poema dedicado a São Nicolau. Mas se algo manchou seu currículo, receberão carvão e batatas como punição, tudo carregado nas costas de um diabinho. As ruas estão cheias de pessoas vestidas como essas duas figuras, criando uma atmosfera mágica.

Nos dias seguintes, e até à chegada de 24 de dezembro, as famílias passam o tempo visitando os mercados e preparando os doces com que vão oferecer aos seus convidados, com destaque para os deliciosos biscoitos de Natal que, de acordo com a forma, recebem nomes diferentes: “ninhos de vespas” (vosí hnízda), “patas de urso” (medv?dí pracky), pastelaria de Linz (linecké) ou croissants de baunilha (vanilkové rohlí?ky).

Para finalizar, lembre-se de que os dias 24, 25 e 26 são feriados no destino, por isso recomendamos que se programe com antecedência e faça as reservas necessárias para ter uma ceia de Natal inesquecível.

Pergunte ao seu hotel se eles oferecem algum programa especial ou simplesmente visite o site de restaurantes certificados para solicitar informações ou reservas.

Natal na República Tcheca

Tchéquia em casa para o Natal

Na República Tcheca, quando chega a véspera de Natal, e assim que a primeira estrela aparece no céu, a tradição dita que os comensais, principalmente famílias, se sentem ao redor de uma mesa, deixando um lugar vazio para a chegada inesperada de um convidado extra. Outras regras não escritas sugerem jejuar o dia todo até que chegue o grande jantar; não se levantar enquanto come, pois isso pode atrair azar para o ano que está prestes a começar; e deixar uma escama de carpa no prato como símbolo de riqueza para o ano seguinte.

Quanto ao menu, deve incluir primeiro uma sopa de peixe e, em segundo lugar, carpa empanada com salada de batata. Após o jantar, o anfitrião toca um sino avisando que o Menino Jesus trouxe presentes e os deixou debaixo da árvore de Natal. Uma vez distribuídos, chega outro momento importante: o de ler o futuro de cada um, dividindo uma maçã em duas partes. Se com o corte da fruta aparecer uma estrela, a pessoa terá boa saúde, enquanto se o resultado for uma cruz, é recomendável ter cuidado para evitar possíveis doenças.

Os dias 25 e 26 de dezembro são dias dedicados a visitar familiares, comer os últimos biscoitos de Natal e celebrar a aproximação da passagem de ano com comida, bebida e muito boa companhia.

Também visitando Krkonose, as mais altas montanhas tchecas, pode-se desfrutar de uma terapia única, que usa a bebida nacional tcheca, especificamente no Novosad Harrachov Beer Spa.

Claro que você também pode desfrutar de banhos de cerveja em Praga. Existem diferentes estabelecimentos que oferecem diferentes experiências; um dos mais reconhecidos é o Beer Spa Bernard localizado a poucos passos da Praça da Cidade Velha, este espaço é um dos mais antigos spas que combina tratamentos tradicionais com técnicas modernas num ambiente histórico e confortável.

Sabores tchecos na sua mesa

Como presente de Natal, o #DestinoTchequia compartilha aqui a receita para preparar o prato tradicional tcheco “houbovy kuba”

Na República Tcheca existe a tradição de não comer carne até o jantar da véspera de Natal. Portanto, este prato sem carne é o almoço mais adequado para a véspera. É um prato tradicional da cozinha tcheca que é preparado com cevadinha e cogumelos.

Ingredientes: 500 g de cevadinha, 300 g de manteiga, 100 g de cebola, 50 g de cogumelos secos, 5 dentes de alho, manteiga, sal, pimenta, manjerona e cominho.

Modo de preparo: Lave a cevadinha e deixe de molho de um dia para o outro. Refogue em uma panela com um pequeno pedaço de manteiga até amolecer. Em seguida, adicione os cogumelos hidratados e a cebola previamente frita na manteiga. Adicione o sal, pimenta, cominho, alho esmagado e manjerona. Espalhe a mistura em uma assadeira previamente untada. Asse por cerca de 30 minutos a 180 graus. Sirva com um pequeno pedaço de manteiga e decore com ervas frescas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *