Dicas & Destinos

Belize: 5 projetos de Conservação da Barreira de Corais

A Barreira de Corais de Belize é o destino mais procurado no país. Com 185 milhas de comprimento, é a segunda maior barreira de recife do mundo e foi declarada Património Mundial da UNESCO em 1996. Tem sete áreas marinhas protegidas: Blue Hole Natural Monument, Half Moon Caye Natural Monument, Bacalar Chico National Park and Marine Reserve, South Water Caye Marine Reserve, Glover’s Reef Marine Reserve, Laughing Bird Caye National Park, e Sapodilla Cayes Marine Reserve.

Barreira de Corais Belize

As exuberantes águas azuis são abundantes, com a biodiversidade a ter mais de 500 espécies de peixes luminosos, criaturas marinhas, e corais. Há também vários tipos de recifes, incluindo barreiras, faro, remendo, e atol. As maravilhas não param por aí! A Barreira de Corais de Belize também tem três dos quatro atóis do Hemisfério Ocidental. 

Várias organizações não governamentais, pequenas empresas e habitantes locais de Belize defendem a proteção da Barreira de Corais para a preservar durante gerações futuras. Aqui estão cinco projetos de conservação atualmente em curso para proteger este notável recife:

More Coral = More Fish, “Mais Coral = Mais Peixe”

Após a devastação do recife no Belize do Sul devido ao Furacão Iris em 2001, o ecossistema precisava muito de ser preservado. A bióloga marinha Lisa Carne, pescadores comunitários e habitantes locais iniciou o processo de fragmentação – reproduzindo assexualmente os corais. Com um esforço contínuo para restaurar os corais em  Laughing Bird Caye, Carne fundou Fragments of Hope, uma organização comunitária sem fins lucrativos. Atualmente, a ONG tem uma campanha “Mais Coral = Mais Peixe” para restaurar os corais noutras partes da Barreira de Coral, que inclui Falsa Caye e South Silks Caye. Carne e a sua organização visitam escolas para educar as crianças sobre a importância da restauração do recife.

Fish Right, Eat Right

“Peixe Saudável, Comida Saudável”. Como um esforço de colaboração com várias organizações, a Oceana Belize lançou o programa de certificação Fish Right Eat Right (FRER) em 2016 para desencorajar a pesca ilegal e promover a sustentabilidade e o fornecimento e consumo responsável de alimentos no Belize. Este programa ajuda a proteger a amada Barreira de Corais através da pesca sustentável, que restaura o estoque de peixes e constrói o ecossistema marinho. O programa FRER formou 53 pescadores e 48 restaurantes através de pacotes de formação online sobre métodos de pesca sustentável, regulamentos de pesca, manipulação de peixe, e vários outros. O programa Fish Right Eat Right assegura que os consumidores obtenham a melhor e mais sustentável captura ao fazerem refeições de mar para o prato. 

Bye-bye Single-use Plastic Bags

“Tchau para sacolas plásticas de um único uso”. Em 2017, o Departamento do Ambiente descobriu que Belize importava anualmente milhares de milhões de plásticos e esferovite de utilização única. O número maciço de plásticos de utilização única fez soar um alarme que levou à assinatura na lei da Resolução de Proteção Ambiental. Esta resolução eliminaria gradualmente os plásticos de utilização única e o isopor. A proibição dos plásticos de utilização única foi altamente crítica para a Barreira de Corais, uma vez que milhares de animais como tartarugas marinhas, mamíferos marinhos, e mesmo aves marinhas estavam a ser aprisionados ou a ingerir estes materiais nocivos. A poluição do recife também afeta o modo de vida dos pescadores. A comunidade tem ajudado a difundir a conscientização, participando em campanhas de limpeza e numa campanha educacional nos meios de comunicação social sobre vários tópicos relacionados com a proibição dos plásticos de uso único e informação sobre a famosa Barreira de Corais de Belize.

Boat-to-boat

“Barco a barco”. O Atol de Turneffe é um dos ecossistemas marinhos mais exemplares e diversificados dentro do sistema de recifes Mesoamericanos. A Turneffe Atoll Sustainability Association (TASA) tem trabalhado extraordinariamente na manutenção deste atol imaculado. Adotaram a campanha de educação e divulgação barco a barco para informar os pescadores dos regulamentos de pesca atuais, atualizados e novos, especialmente no que diz respeito à Reserva Marinha de Turneffe. Também constrói relações e transparência com a TASA e os pescadores para que estes possam apoiar e participar em quaisquer projetos futuros. 

Seaweed Farming

“Agricultura de algas marinhas”. A TASA também ajudou a proteger a Barreira de Corais de Belize, instalando uma rede de amarração na reserva marinha para assegurar amarrações adequadas, marcadores de canal e demarcação de zonas para embarcações de turismo e pesca, para evitar danificar os ecossistemas de coral e algas marinhas. Além disso, ajuda a navegar cuidadosamente na preciosa reserva marinha e a reduzir o consumo de combustível e a pegada de carbono. A TASA trabalha na Iniciativa de Maricultura de Algas Marinhas para os pescadores de Turneffe. Esta iniciativa irá desenvolver a capacidade de formação dos pescadores para construir as suas explorações de algas marinhas, técnicas de cultivo de algas marinhas e diversificar a sua fonte de rendimento. As explorações de algas marinhas também reduzem a acidificação oceânica e o sequestro de carbono, contribuindo para um sistema de recife saudável.

Consulte estas ONG para mais informações sobre estes vários projetos e como pode ajudar a proteger a preciosa Barreira de Corais de Belize.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *