Variedades & Tecnologia

Os Bordados de Caicó em exposição gratuita no CRAB

Em mais de 200 peças bordadas, objetos e referências culturais, o visitante da exposição vai poder vislumbrar este universo que vem sendo passado de mãe para filha desde meados do século 19

Bordados de Caicó

A partir de hoje, 7 de dezembro, os famosos bordados de Caicó, município distante 283 quilômetros de Natal, estarão em exposição no CRAB – Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, no Rio de Janeiro. Com curadoria do designer Renato Imbroisi, a exposição revela a diversidade e a tradição do Bordado de Caicó, conhecido no Brasil e no mundo por sua beleza, regionalidade, excelente qualidade e acabamento impecável.

A mostra permanecerá até o dia 6 de março de 2022 e traz também renovação em criações desenvolvidas nas oficinas dirigidas pelo curador junto com a designer e ilustradora Lui Lo Pumo. Ali, foram criadas novas peças e temáticas, em parceria com as bordadeiras. São temas representativos do universo cultural e ambiental da caatinga, com novos riscos, muitos dos quais feitos pelas próprias bordadeiras, ou por Lui Lo Pumo, inspirados na canção “O Rabo do Jumento” de cantor e compositor Elino Julião, nascido em Timbaúba dos Batistas, que foi gravada, inclusive, em parceria com Lenine e é conhecida por todas as artesãs da região.

Mostra Bordados de Caicó – 12 pontos, tradição, beleza e arte

Em mais de 200 peças bordadas, objetos e referências culturais, o visitante da exposição vai poder vislumbrar o universo dos Bordados de Caicó, que vem sendo passado de mãe para filha desde meados do século 19. Sua origem remonta à chegada de famílias vindas da Ilha da Madeira, em Portugal, para o Rio Grande do Norte. Sob influência dessas imigrantes, as mulheres daqui começaram também a fazer esse tipo de bordado, que adquiriu feições locais, sem perder traços de sua origem. Na exposição, uma saia bordada em 1906 e outros objetos centenários de um acervo familiar revelam a ancestralidade desta arte. Uma tela da artista plástica potiguar Ariell Guerra, filha de família caicoense, representando a região, foi transposta para tecidos bordados e tudo isso estará exposto.

Atualmente, centenas de bordadeiras fazem desta prática seu sustento ou colaboram de maneira significativa para a renda familiar, ao mesmo tempo em que se tornam empoderadas e vivenciam a satisfação pessoal de criar e produzir artesanato bonito, valorizado e bem aceito no mercado. A atividade do bordado profissional possibilita manter famílias em regiões cidades do interior do estado, mesmo em tempos de estiagem, quando os recursos vindos da agricultura se tornam escassos. E também que mães tenham ocupação remunerada enquanto cuidam dos filhos e da casa.

Atento à relevância cultural e econômica desta prática, o Sebrae do Rio Grande do Norte realizou ações que contribuíram para a obtenção do Signo de Indicação de Procedência, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), e que foi solicitado há alguns anos pelo Comitê Regional das Associações e Cooperativas do Seridó (CRACAS), entidade representativa de artesãs e artesãos do Seridó. O Signo foi concedido em 2020.

Em 2021, o Sebrae também estabeleceu parcerias e realizou ações de capacitação para as artesãs, por meio do projeto em parceria com o Instituto Riachuelo, vinculado ao Grupo Guararapes, com aulas para formação e aperfeiçoamento nos pontos do Bordado de Caicó e aulas de risco. 

Os Bordados de Caicó se caracterizam, ainda, por serem produzidos em máquinas de costura de pedal. Rococó à mão. Para manter seu trabalho dentro das especificações do chamado Bordado de Caicó, as artesãs só podem utilizar 12 pontos: ponto cheio, richelieu, matiz, costurado, rococó à mão, rococó à máquina, aberto ou bainha, turco, rústico, quebra-agulha/espinho, crivo e granito.

É definido geograficamente por ser praticado em 12 cidades da região do Seridó do Rio Grande do Norte: Caicó, Timbaúba dos Batistas, São Fernando, Serra Negra do Norte, Acari, São João do Sabugi, Jardim do Seridó, Ipueira, Cruzeta, São José do Seridó, Jucurutu e Ouro Branco. 

Além das peças de decoração, moda, cama, mesa, banho e enxoval para recém-nascido, a exposição traz novas linhas de produtos, inclusive com apresentação de vídeo do desfile da coleção de moda Bonito pra Chover, realizada este ano. Foi produzido ainda um documentário sobre os Bordados de Caicó pelo Sebrae e que poderá ser assistido na exposição.

No dia 7 de dezembro, a exposição será aberta ao público. Será realizada uma aula demonstrativa da prática deste bordado, também apenas para convidados. 

As peças bordadas de Caicó serão comercializadas no Espaço Vitrine CRAB.

Serviço:

Exposição Gratuita Bordado de Caicó

12 pontos, tradição, beleza e arte

Visitação: 7/12/2021 a 6/3/2022

Terça a sábado, das 10h às 17h

CRAB – Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro

Praça Tiradentes, 69, Centro, Rio de Janeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *