Dicas & Destinos

Um passeio pela Estrada Real

Hoje a gente vai dar aquela viajada no tempo, visitando algumas das mais lindas cidades do Brasil. Passear pelas cidades históricas de Minas Gerais, nos dá a oportunidade de conhecer um pouco mais da história do nosso país, além de visitar cenários naturais impressionantes e experimentar o melhor da culinária mineira, né minha gente?

Foto: Expedições em família

A viagem já começa pela Estrada Real. Construída com a intenção de ligar as regiões produtoras de ouro de Minas Gerais aos portos que ficavam no litoral carioca. A Estrada Real nasceu da necessidade de oferecer uma rota de transporte mais segura aos viajantes, e claro, também para controlar a circulação das riquezas produzidas durante o ciclo do ouro. E haja riqueza!!

A Estrada Real é um dos principais roteiros turísticos do país e ao longo dela passamos por caminhos utilizados na época do Brasil Colônia, nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Ao todo são 177 municípios espalhados em 1.600 km de estradas, que levam os visitantes a cidades históricas majestosas, sítios arqueológicos, cachoeiras e trechos onde a Mata Atlântica e o Cerrado comandam a paisagem.

O Caminho Velho ligava Paraty, no Rio de Janeiro, a Ouro Preto, em Minas Gerais, passando por 38 cidades, entre o planalto mineiro, a Serra da Mantiqueira e o litoral fluminense. Entre as principais atrações da Estrada Real temos as cidades de Tiradentes, São João Del Rey, Congonhas, Cunha e Guaratinguetá.

Mas além do Caminho Velho, ainda temos outros três que completam os “caminhos da Estrada Real”: Caminho de Sabarabuçu – que liga as cidade de Ouro Preto e Cocais, o Caminho dos Diamantes – ligando Ouro Preto e Diamantina, e o Caminho Novo – que começa em Ouro Preto e segue até o Rio de Janeiro.

E como a Estrada Real pode ser percorrida de diversas formas, não necessariamente de forma linear, você escolhe as cidades mais interessantes, que tenham a ver com sua curiosidade para visitar. Eu mesma já fiz três roteiros diferentes por algumas cidades da Estrada Real.

Fazer uma viagem pelas Cidades Históricas de Minas Gerais é praticamente uma consequência quando você segue a Estrada Real, mas pode optar por visitar outras cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, espalhadas ao longo do caminho. As possibilidades são muuuuitas, ainda bem!

Entre as principais cidades históricas de Minas Gerais o destaque fica por conta de Tiradentes, São João Del Rei, Congonhas, Ouro Preto e Mariana. O acesso é bem simples e fácil, podendo ser feito partindo de Belo Horizonte, São Paulo ou do Rio de Janeiro. Pode ser feito de carro ou de ônibus de forma muito prática, uma vez que todos os municípios são interligados por ótimas estradas. Você pode optar também por fazer um transfer regular ou privativo, daqueles oferecidos por agências de turismo. Fica ao gosto do cliente!

O importante de frisar aqui é que as Cidades Históricas de Minas não se limitam a estas que mencionei acima, temos ainda outras preciosidades como: Sabará, Santa Bárbara, Ouro Branco, Diamantina e muitas outras fora da rota da Estrada Real que merecem sim sua visita. As possibilidades de viajar por Minas são infinitas, acredite em mim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *