Visite a Grécia sem sair de casa com essas receitas de dar água na boca
Que a Grécia é um lugar paradisíaco, todos sabem. Cercada por mares, a região presenteia os turistas com lindas praias de água cristalina e paisagens de tirar o fôlego, como em Santorini e Mykonos, além de abrigar heranças arquitetônicas das antigas civilizações. O que muita gente ainda não sabe é que a culinária grega é considerada uma das melhores do mundo e o destino perfeito para quem aprecia a comida de influência mediterrânea.
A Grécia é o lar de alguns dos melhores ingredientes do mundo, como azeitonas e, claro, azeite de oliva, e isso diz muito sobre os sabores da comida grega. Os ingredientes-base dessa culinária variam de acordo com a estação e a região. No entanto, vegetais frescos, peixes e frutos-do-mar exercem papel importante nos pratos, assim como a carne de cordeiro.
Que tal visitar a Grécia através de sua irresistível gastronomia? Não é preciso ser nenhum masterchef, tampouco ter um fogão industrial ou uma geladeira 240 litros. Aqui estão quatro receitas da culinária grega para você fazer em casa.
1. Salada grega
A salada grega é obrigatória para os gregos em quase todas as refeições. A horiatiki, como é chamada originalmente, é feita de tomates, azeitonas, pepino e um grande pedaço de queijo feta – um queijo muito saboroso e cremoso, feito de leite de cabra e ovelha. O molho é escolhido à parte, mas os restaurantes oferecem vinagre, sal, pimenta e azeite de oliva. A salada grega pode ser servida como entrada ou um ótimo acompanhamento.
2. Moussaka
Talvez o prato mais tradicional, a moussaka é servida em quase todos os restaurantes da Grécia. Há várias maneiras de se fazer esse prato, mas a receita original leva carne de cordeiro moída, cozida no molho de tomate e entremeada por camadas de berinjela; por fim, uma cobertura de molho bechamel e queijo. Esse prato equivale a uma refeição completa, então você não precisa de muitos acompanhamentos.
3. Gyros
A comida de rua na Grécia não deixa a desejar! O gyros, que equivale ao nosso churrasco grego, é uma refeição barata e saborosa. A carne – geralmente, de porco ou cordeiro – é assada verticalmente no espeto giratório. Depois, é cortada em fatias finas e servida dentro de um pão pita, com cebola, alface, tomate, batata frita e molho tzatziki, feito de iogurte, alho, azeite e endro fresco.
4. Baklava
É claro que não podia faltar a sobremesa! A baklava é a sobremesa mais popular na Grécia. Sua base é feita de massa filo, um tipo de massa fina e crocante, recheada de nozes, amêndoas ou pistache. Depois de assar, a baklava é coberta com uma calda de mel ou açúcar, que é absorvida pelas camadas crocantes de massa folhada. De tão doce, parece até uma sobremesa brasileira.
- Natal em Nova York: guia para curtir a Broadway com dicas de hospedagem
- O bairro da Liberdade e a luta para preservar sua memória negra
- Club Med e Grupo Bisutti: Destination Wedding com elegância e exclusividade
- Rota Rio: festival gastronômico leva sabores do Estado à Lagoa Rodrigo de Freitas
- Paço Imperial: exposições com diversidade artística e entrada gratuita
- Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira: uma imersão na arte negra no CCBB Rio