Planeta Mulher

Museu de Arte do Rio realiza a segunda edição do Ciclo de Seminários Mulheres nas Artes

Ministrado por mulheres, o Ciclo de Seminários Mulheres nas Artes será dividido em três módulos: Cidade, etnicidade e ancestralidade; Cidade, corpo e gênero; e Cidade, classe e Violência.

Ciclo de Seminários Mulheres nas Artes

Entre os dias 04 de setembro e 20 de novembro, o Museu de Arte do Rio realiza a segunda edição do Ciclo de Seminários Mulheres nas Artes, programa dedicado ao estudo aprofundado da trajetória e da obra de mulheres brasileiras, entre artistas, arquitetas, pesquisadoras, autoras e ativistas,. 

Nesta edição, as atividades acontecem online, com transmissão ao vivo pelo canal do MAR no Youtube, e abordarão questões relativas à arquitetura e ao urbanismo, em confluência com a exposição Casa Carioca (2020) e às atividades do UIA – Encontro Internacional de Arquitetura, que será sediado do Rio de Janeiro em 2021. 

Com a proposta de dar visibilidade à produção cultural feminina, bem como estimular de forma geral a pesquisa e o desenvolvimento de projetos criados por mulheres, o ciclo tem ainda como objetivo dar continuidade ao processo gerador da exposição Mulheres na Coleção MAR (2018), aprofundando discussões e práticas em prol da igualdade de gênero.

Inteiramente ministrado por mulheres, o ciclo será dividido em três módulos: Cidade, etnicidade e ancestralidade; Cidade, corpo e gênero; e Cidade, classe e Violência. Entre as convidadas estão pesquisadoras, críticas de arte, artistas, professoras, arquitetas e urbanistas. Cada módulo será composto por duas palestras mensais, que contarão com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Confira a programação do Módulo I – Cidade, etnicidade e ancestralidade (04 e 18/09):

Sexta-feira, 04 de setembro, das 17h às 19h

Palestrantes: Sandra Benites e Gabriela Gaia

Mediadora: Thaise Machado

>> Acompanhe ao vivo!

Sexta-feira, 18 de setembro, das 17h às 19h

Palestrantes: Bárbara Oliveira e Raquel Freire

Mediadora: Natália Alves

*Não será preciso inscrição.

*A programação para os seminários de outubro e novembro será divulgada em breve, no site e nas redes sociais do Museu de Arte do Rio.

PERCURSOS MEDIADOS

Lançada em julho deste ano, a série Percursos Mediados foi desenvolvida pelos educadores do MAR durante o período de isolamento social imposto pela pandemia da covid-19, a partir de metodologias usadas nas visitas mediadas presenciais. A produção usa as exposições que estavam em cartaz até março como plataforma para discutir questões propostas e atravessadas pelo museu. Cada mostra ganhou uma série, com cinco episódios cada, que são publicados sempre às segundas-feiras em nosso canal no YouTube.

Já estão disponíveis a temporada completa, com cinco episódios, da série inspirada na mostra O Rio dos Navegantes, e quatro episódios baseados na coletiva Rua!. O vídeo final deste bloco será disponibilizado na próxima segunda-feira, dia 7 de setembro. Até meados de outubro também serão publicados todos os cinco episódios referentes à mostra individual Pardo é Papel, de Maxwell Alexandre. Assista agora! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *