Dicas & Destinos

7 destinos imperdíveis na região dos Balcãs

A belíssima Região dos Balcãs é um verdadeiro convite ao encontro com o conhecimento e a natureza

Dubrovnik, Croácia região dos Balcãs

A Península Balcânica, também conhecida como “esquina do mundo” foi palco de diversos capítulos importantes da história. A região reúne treze povos, doze idiomas, quatro religiões, dois alfabetos e 100.000 anos de história humana. Além disso, encanta com suas belas e diversificadas paisagens e sua cultura que se modifica a cada cidade.

É difícil falar de todos os lugares incríveis localizados na Região dos Balcãs, são tantos! E de tirar o fôlego! Seguem as dicas de 7 cidades cheias de charme e que não podem faltar no roteiro de uma viagem pela região. 

Kotor

A cidade fica em Montenegro, um país que possui menos de 10 anos e nasceu da separação da antiga Iugoslávia. Certificada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, a baía de Kotor é conhecida por ter a maior cadeia de fiordes do Sul da Europa. As formações geológicas, a influência veneziana e a atmosfera medieval, fazem deste pedaço de terra um verdadeiro cartão postal. No verão é possível mergulhar na praia de águas transparentes, já as muralhas da cidade são um passeio para o ano inteiro e prometem vistas únicas e especiais.

Dubrovnik

Dubrovnik, conhecida como a Pérola do Mar Adriático é um dos destinos mais procurados da Croácia. E não poderia ser diferente, já que a cidade encanta com suas muralhas estonteantes e sua costa de praias com um mar de azul único. Página viva da história, foi fundada no século VII, tornou-se uma das primeiras repúblicas do mundo e rival marítima de Veneza. Além disso, foi totalmente reconstruída após os estragos sofridos na II Guerra Mundial. Quem visita Dubrovnik deve colocar em sua lista o forte Lovrijenac, o Museu Franciscano e também as charmosas ruelas da cidade.

Split

Split é uma das maiores cidades croatas na costa do Adriático. Nela se encontra o palácio do imperador romano Diocleciano, que entrou na lista de Patrimônio Histórico da UNESCO e é de longe a principal atração da cidade. A cidade marca o início da costa da Dalmácia e é base para explorar algumas das 1.185 ilhas espalhadas pela costa da Croácia. Sua arquitetura encanta pela união do medieval com o romano. Algumas atrações da cidade incluem o calçadão Riva repleto de restaurantes e Marjan local com trilhas e vistas da cidade.

Zagreb

As construções de Zagreb remetem ao antigo império austro-húngaro e se unem a galerias de arte e restaurantes descolado. As influências renascentistas e barrocas estão por toda parte da cidade, que conta com atrações como a catedral de Zagreb, um dos edifícios mais altos da Croácia, o Museu Mimara de arte croata e o Parque Maksimir com riachos, lagos, lagoas e florestas. Zagreb é também base para quem deseja visitar a península de Istria, no norte, batizada por alguns de “A Nova Toscana” graças à beleza de suas águas.

Liubliana

Liubliana é a capital da Eslovênia e é em seu centro antigo, cortado ao meio pelo rio Liublianica, que está o charme da cidade. Eleita a capital mais sustentável da Europa, transborda arte, cultura e gastronomia. É ótima para percorrer a pé ou de bicicleta e aproveitar suas ruas charmosas e agradáveis. Alguns cartões postais da região são o Castelo de Liubliana, a Ponte Tripla e a Caverna de Postojna. Além disso, a cidade fica a quatro horas de trem de Veneza.

Belgrado

Belgrado é a capital da Sérvia, uma cidade da Região dos Balcãs com pelo menos sete mil anos, que foi tomada por mais de 40 exércitos e reconstruída das cinzas mais de 38 vezes. Cruzada por dois rios, o Danúbio e o Sava, sua beleza e arquitetura são impressionantes e é uma cidade para aproveitar em qualquer hora do dia ou da noite, com muita opções de restaurantes, bares e cafés. Os pontos mais importantes da cidade são o Museu Nikola Tesla, a Fortaleza de Belgrado e a Praça da República.

Sarajevo

Sarajevo é a capital da Bósnia e Herzegovina. O local conta com uma rica história desde que foi fundada em 1461 pelos otomanos, foi lá que ocorreu o assassinato do Arquiduque Franz Ferdinand, fato que serviu de estopim para a Primeira Guerra Mundial. As guerras ficaram nos livros e Sarajevo é hoje conhecida por ser extemamente segura e moderna surpreendendo seus visitantes com o ar cosmopolita. Vale a pena conhecer suas mesquitas e seu centro histórico, sem esquecer de uma pausa para o famoso café bósnio e seus doces típicos.

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *