Dicas & Destinos

Destino: Croácia, um país encantador

Com quase 5 milhões de habitantes e um território pouco maior que o estado da Paraíba, a Croácia é um país com paisagens deslumbrantes, lindas praias, muita história e uma vida noturna agitadíssima.

Desde 2013 o país passou a fazer parte da União Europeia – e isso trouxe benefícios para todos, inclusive para os brasileiros. Isso porque desde então é mais fácil, tanto para europeus como para nós, visitar o país. O Brasil, aliás, já é a quinta nação que mais manda turistas para lá.

Além das suas famosas praias, que hoje já competem de igual para igual em termos de conforto e infraestrutura com as da Itália e Grécia, a Croácia também tem lagos, montanhas e muitos locais históricos para se visitar. São mais de mil ilhas distribuídas pelo território croata, e suas águas verdes são de uma beleza indescritível. Tudo isso a preços muito mais acessíveis que os praticados nos principais destinos europeus.

A capital do país e cidade mais populosa, Zagreb, é repleta de museus, galerias e pontos turísticos imperdíveis. Mesmo que o objetivo da sua viagem seja curtir as praias do Mar Adriático, vale a pena dar uma passada pelo lugar e conhecer principalmente as áreas mais históricas, localizadas no centro.

Na mesa, a rica e variada cultura do país também dá as caras. Os sabores de vários países vizinhos se fazem presentes por aqui, com pratos da Itália, Grécia, Turquia, Hungria e Áustria – sendo os três últimos mais comuns na região central, mais próximo de Zagreb.

Quem quiser conhecer a história do país mais a fundo, não pode deixar também de visitar a cidade de Dubrovnik. Destruída pela guerra no começo dos anos 1990, a cidade foi inteira reconstruída e hoje é reconhecida como patrimônio mundial pela Unesco. Por mais que essa reconstrução tenha sido muito bem-sucedida, ainda é possível encontrar as cicatrizes da guerra por suas ruas e no centro histórico, que ainda exibe marcas de bala em alguns locais.

Seja pela história, pelas praias ou por qualquer outro motivo, vale muito a pena conhecer esse país europeu do qual não ouvimos falar tanto. Afinal, quando o assunto é a Croácia, a dúvida não é saber se você deve colocá-la na sua lista de desejos, mas descobrir qual Croácia você quer conhecer. Na dúvida, separe uns dias e conheça todas!

Plitvice National Park

Uma das mais belas maravilhas naturais na Croácia e toda a Europa, o Parque Nacional Plitvice é lar de inúmeras cachoeiras e uma floresta exuberante. Seu grande destaque fica por conta dos 16 lagos interconectados e divididos em grupos superiores e inferiores. Formado por represas de travertino naturais, os lagos variam em cores distintas do turquesa ao azul, verde e cinza.

Razanac

Pitoresca, a cidade de Razanac tem seu charme nas construções antigas contornadas pela água cristalina. O lugar lembra o Caribe, mas em vez de mar, temos um canal, cercado pelo parque Paklencia . As principais atrações turísticas do destino são as igrejas antigas, a Cidade Velha e as ruínas de sua fortaleza.

Porec

A cidade histórica na costa croata reúne atrativos responsáveis por garantir uma programação completa para os turistas. As construções centenárias da cidade velha diidem a atenção dos visitantes com a Basílica Eufrasiana. Além disso, a caverna de Baredine, único monumento geológico da região, recebe viajantes todos os dias. O verde e as paisagens naturais ajudam a deixar tudo em Porec ainda mais bonito.

Dubrovnik Arquipélago

Conhecida também como a “pérola do Adriático”, a antiga cidade de Dubrovnik é um dos destaques encontrados no Mediterrâneo. Localizado no extremo sul da Croácia, fora do Mar Adriático, Dubrovnik foi fundada no século 7 e se desenvolveu com o comércio marítimo. O bairro histórico preserva todas as suas riquezas centenárias, como as antigas muralhas, ruas de paralelepípedos, magníficos palácios e igrejas deslumbrantes.

Zagreb

Capital e maior cidade da Croácia, Zagreb é uma metrópole vibrante, repleta de atrações, tanto históricas quanto modernas. Localizado no noroeste da Croácia, o destino remonta ao século 2 d.C., quando uma diocese foi fundada pelo rei húngaro Ladislau. Hoje, Zargreb é uma cidade cosmopolita, tida como o coração da cultura croata.

Ilha Hvar

Um dos lugares mais populares para visitar no mar Adriático, Hvar é uma bela ilha croata na costa da Dalmácia, favorecida por suas paisagens de praias espetaculares, campos de lavanda e vinhedos. A principal cidade de Hvar é Hvar Town, um lugar atraente, com paredes de pedra do século 13, ruas de mármore, palácios, igrejas góticas deslumbrantes e uma imponente fortaleza.

Rovinj

Localizado na península de Ístria, no Mar Adriático, Rovinj é um arquipélago de 20 ilhas, com sua cidade velha situada numa pequena península. Em ruas estreitas de paralelepípedos, escadas, arcos e outros detalhes de uma arquitetura interessante fazem da Cidade Velha um lugar agradável para visitar. Algumas de suas pedras preciosas históricas incluem sete portas da cidade medieval, o relógio da cidade do século 12 e da Basílica de St. Euphemia, uma igreja barroca imponente decorada com muitas obras de arte impressionantes.

Com informações de Skyscanner e Ci.

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

3 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *