Negócios & Serviços

Aprender português Online VS. na Escola: Vantagens e Desvantagens

Atualmente fazer um curso de línguas online facilita muito a aprendizagem, mas isso pode variar bastante de pessoa para pessoa.

português Online

Durante muito tempo a única forma de aprender uma língua passava por frequentar cursos em instituições físicas de aprendizagem como escolas, universidades ou institutos. Contudo, com a expansão da internet e da sua utilização surgiram muitos serviços, plataformas e aplicativos para a aprendizagem, especialmente para a aprendizagem de línguas. A língua portuguesa não foi exceção e, hoje em dia, existem vários recursos online que ajudam na sua aprendizagem. No entanto, tal não significa que os métodos de ensino tradicionais se tornaram obsoletos. Na verdade, ambas estas vias apresentam vantagens e desvantagens no que diz respeito a aprender a falar português. Posto isto, criamos uma lista de vantagens e desvantagens para a aprendizagem online e física que, dependendo da forma como melhor apreende conhecimento, vai ajudá-lo a decidir qual é o melhor método de aprendizagem para você mesmo. 

Aprender Português Online

Vantagens:

Contato com pessoas de todo o mundo:

Uma vez que grande parte da população mundial tem acesso à internet, ao frequentar plataformas online para aprender línguas vai, com certeza, entrar em contato com várias nacionalidades. Desta forma, é também possível conhecer em primeira mão as várias variantes da língua portuguesa bem como familiarizar-se com vários sotaques.

Preço mais favorável para mais pessoas:

Enquanto que cursos de língua em universidades ou até mesmo em institutos são conhecidos como sendo bastante dispendiosos e um verdadeiro investimento monetário, os recursos que existem online para aprender línguas são consideravelmente mais baratos e, até existem algumas ferramentas completamente gratuitas.

Aprender português em qualquer lado a qualquer hora:

Uma das vantagens em aprender português online é que muitas vezes não está dependente de um horário de aulas tão estrito como se estivesse frequentando uma instituição de ensino física. Para além disso, existem serviços que estão disponíveis 24 horas por dia.

Desvantagens:

Falhas técnicas:

Uma vez que as aulas online são dadas através de softwares de videochamada, podem ocorrer algumas falhas técnicas ou erros durante as aulas, como por exemplo congelamento da imagem, cortes no som ou quebras na ligação. Estas falhas técnicas criam um obstáculo para os alunos pois é possível que percam alguma informação sem se darem conta. 

Dificuldades na atenção à aula:

Para algumas pessoas, o distanciamento entre professor e aluno não é favorável, pois sentem que é mais difícil concentrarem a sua atenção única e exclusivamente na pessoa que está transmitindo novos conhecimentos através de uma tela. Para além disso, podem também existir outras distrações para o aluno que não é obrigado a permanecer numa sala de aula.

Aprender Português em Instituições de Ensino Tradicionais

Vantagens: 

Contato direto com o professor: 

Uma das vantagens em ter aulas de língua numa escola é que é possível ter um contato frente-a-frente com o professor. Por melhor que seja a qualidade de conexão à Internet, em nada se compara com o contato presencial entre professor e aluno. Desta forma é possível criar laços com o professor o que contribui para a motivação do aluno em aula.

Motivação:

Como já foi mencionado antes, o contato presencial com o professor pode ser um fator de motivação para o aluno. Contudo, o fato de o aluno sentir que pode comunicar com o professor mais facilmente também o encoraja a expor dúvidas e a partilhar ideias com mais frequência do que se estivesse numa aula online. 

Ambiente estruturado:

Para alguns alunos a concentração é mais difícil se não se encontrarem num ambiente tipicamente de ensino. Para estes alunos, estar numa sala de aula faz com que apresentem uma atitude mais concentrada pois associam uma sala de aula a um espaço de trabalho e de aprendizagem.

Desvantagens:

Pouco contato com a língua:

Por mais empenhado que o aluno esteja durante a aula, tratam-se de apenas duas horas (em alguns casos quatro) por semana em que o aluno esteve em contato com a língua. Isto pode ser útil para memorizar a estrutura básica da língua, mas não é o suficiente para o aluno tornar-se fluente.

Métodos de ensino pouco flexíveis:

Muitas vezes, em aulas presenciais, as turmas chegam a atingir uma grande dimensão. Deste modo o professor adota um único método de ensino para ser aplicado em todos os alunos. Contudo, nem todos os alunos apreendem informação da mesma forma, podendo alguns ficar prejudicados. 

Dito isto, podemos observar que optar por uma destas vias de ensino trata-se de uma escolha individual, pois as vantagens para uns, poderão ser desvantagens para outros. Foi por essa razão que tentamos expor vantagens e desvantagens para ambos. Contudo, é preciso ter em conta que existem escolas físicas que já incorporaram a opção de darem aulas de português online também, como é o caso da Lusa Language School ou Cambridge School. É um fator importante pois pode facilitar a escolha de muitos.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *