Se você ama cozinhar e curte assistir a conteúdos sobre esse assunto, confira algumas dicas de séries e filmes para passar pela quarentena com mais sabor.
A atual pandemia trouxe o desafio do isolamento social, a fim de reduzir as chances de disseminação do novo coronavírus. Se permanecer em casa pode trazer mais tranquilidade e conforto, uma convivência intensa e obrigatória com outros familiares pode trazer desgastes e estresse.
Se você é daqueles que amam séries e filmes e adoram cozinhar, acompanhado de uma gin tônica, por exemplo, a quarentena pode ser uma oportunidade de unir essas duas paixões, a fim de lidar melhor com o confinamento. Por isso, acompanhe algumas dicas de séries e filmes disponíveis em sites e plataformas de streaming.
Toast: a história de uma criança com fome
Esse filme é inspirado na biografia do chef Nigel Slater, que era fascinado por gastronomia desde pequeno, mas sua mãe não tinha grandes habilidades e gostos por cozinhar. A partir da morte dela, o garoto retoma a paixão por cozinhar a fim de disputar a atenção do pai com sua madrasta, uma grande cozinheira.
O filme mostra que a alimentação e as memórias afetivas caminham juntas, assim como o ato de cozinhar, que serve tanto como um gesto de amor, quanto um meio de obter reconhecimento.
Ratatouille
A animação sensível mostra Alfredo Linguini, um jovem um tanto atrapalhado, que começa a trabalhar como faxineiro em um restaurante. É ali que ele começa uma parceria com o ratinho Remy, um exímio cozinheiro que tem esse talento negado por seu pai e irmãos.
Juntos, Linguini e Remy lutam para reerguer o restaurante do famoso e falecido chef Auguste Gusteau, a partir do preparo da ratatouille, um dos pratos mais clássicos da culinária francesa. O filme mostra a importância de acreditar na própria vocação e enfrentar os desafios na busca da sua realização.
Cooked
Lançada em 2016, a minissérie apresenta um ar documental ao acompanhar Michael Pollan, escritor, pesquisador e ativista sobre a alimentação, em uma viagem pela gastronomia. A produção é inspirada no livro Cozinhar: uma história natural da transformação, escrito por Pollan.
Além do preparo de pratos, Pollan mostra como o ato de cozinhar transforma o mundo em que vivemos a partir do modo como nos relacionamos com outras formas de vida (animal e vegetal), dos cuidados com nossa saúde, do bem-estar daqueles que amamos e da nossa cultura.
Dessa forma, ele busca incentivar os espectadores a prepararem a própria comida, com produtos frescos e de formas simples. A minissérie é composta por quatro episódios, cada um dedicado a um elemento da natureza: fogo, ar, água e terra.
Chef’s Table
Essa série documental mostra o que acontece nas cozinhas e nas mentes de 11 dos chefs mais famosos do mundo. Eles se tornaram celebridades ao quebrar conceitos, até então, usados apenas na alta gastronomia, inovando na preparação e na apresentação das iguarias culinárias.
Além de mostrar as razões que tornaram esses chefs mundialmente conhecidos, a série traz filosofias e rotinas deles. Entre os profissionais apresentados, estão o brasileiro Alex Atala, do restaurante Dom, e Grantz Achatz, famoso nos Estados Unidos por suas contribuições para a culinária molecular.
(R)evolução da carne
Esse documentário francês mostra uma equipe viajando pela mundo em busca do melhor bife — feito com carne de qualidade, sem agredir o meio ambiente ou utilizar técnicas criminosas de abate.
O filme traz entrevistas com fazendeiros, açougueiros, chefs e outros especialistas sobre como mensurar a qualidade das carnes. Nesse processo, o filme defende uma criação responsável de animais.
Food Matters
Sob o slogan “você é o que você come”, esse documentário mostra como os alimentos transgênicos, o reduzido consumo de comidas cruas e a alimentação processada adoecem as pessoas em escala global, num ritmo cada vez mais acelerado.
O filme leva os espectadores a refletirem sobre as suas prioridades na hora de se alimentar, o contraste entre a baixa preocupação, muitas vezes, direcionada à nossa alimentação e o grande valor dedicado para bens materiais.
Comer, Rezar e Amar
Tendo Julia Roberts como protagonista, o filme conta a história de Liz Gilbert, jornalista e escritora que pensava ter tudo na vida, casa, marido e uma carreira de sucesso, até se deparar com os desafios trazidos pelo divórcio e pela reconstrução de si mesma.
As dificuldades e as mágoas trazidas pelo término turbulento de seu casamento fazem Liz se questionar sobre o que é realmente importante em sua vida. Para responder a isso, ela embarca em uma viagem de autodescoberta para Itália, Bali e Índia.
Nessa viagem, Liz se delicia com diferentes gastronomias, que incluem massas, samosa e temperos indianos — um convite para quem gosta de conhecer a culinária de outras culturas. A história é baseada no livro homônimo escrito por Elizabeth Gilbert.
- Natal em Nova York: guia para curtir a Broadway com dicas de hospedagem
- O bairro da Liberdade e a luta para preservar sua memória negra
- Club Med e Grupo Bisutti: Destination Wedding com elegância e exclusividade
- Rota Rio: festival gastronômico leva sabores do Estado à Lagoa Rodrigo de Freitas
- Paço Imperial: exposições com diversidade artística e entrada gratuita
Pingback: Embarque na Viagem
Pingback: Embarque na Viagem
Pingback: Embarque na Viagem