Gastronomia etc.

Conheça os tipos de café mais famosos do mundo

Que o café é tão amado, a ponto de ser considerado uma entidade, todos já sabem, mas você conhece os principais tipos da bebida?

café

Imagine a seguinte cena: segunda-feira, céu cinzento, sem graça, relógio marcando 14h30, você no seu trabalho, bate aquele sono inadiável e seus olhos começam a fechar sem você querer. Já dá até para imaginar a única solução possível: uma deliciosa xícara de café quentinho e tudo fica melhor.

Uma das bebidas mais populares do globo, o café vem acumulando admiradores ao longo dos últimos séculos, assim como se diversificando. Hoje, as opções são muitas, ficando até difícil escolher apenas uma. Saiba, agora, quais são as mais populares versões da bebida ao redor do mundo!

Espresso

É tido como a mais comum das variações, pela praticidade e rapidez de preparo. Seu nome deriva do italiano, com o significado de algo que é espremido. O nome é uma referência à maneira como é preparado, com água quente sob alta pressão, passando pelo grão já moído. Esse tipo de café é caracterizado pelo sabor forte e encorpado, bem mais que comum, coado.

Ristretto

É uma versão menor do Espresso, com menos líquido sendo servido na xícara. Geralmente, utiliza-se a mesma quantidade de pó e apenas metade da água. O Ristretto, por ter maior concentração de café, geralmente, é mais forte e encorpado que o primo distante.

Macchiato

É o primo distante do café Espresso. A principal diferença é a adição de um pouco de leite vaporizado. Tem sabor parecido com o café com leite, queridinho de todos os cafés da manhã, mas é mais forte.

Há duas variações: uma em que se utiliza apenas leite, em espuma, e outra que mistura leite vaporizado e espuma. Seu nome deriva do termo italiano que significa “manchado”, referência à aparência da bebida, que fica dividida em camadas.

Latte

Também utiliza o leite em sua composição, sendo bastante confundido com o Machiatto. A principal diferença entre os dois é a forma em que são organizadas as camadas. No Latte, o café é misturado ao leite vaporizado, com apenas a espuma sendo servida separadamente, por cima. Tem um sabor bem suave e agradável, ideal para dar aquele “up”, mas sem exageros.

Cappuccino

Outra variação dos que contêm leite em seu preparo. O Cappuccino é ainda mais suave e doce que o Macchiatto e o Latte. Ele possui mais leite que os dois e um pouco de chocolate, podendo ser em pó ou em pedaço, que acaba derretendo. É um dos queridinhos durante o inverno, sendo o combo perfeito junto a coberta e filmes em casa.

Mocha

Contém ainda mais chocolate que o Cappuccino. Basicamente, é uma mistura entre um Cappuccino e o chocolate quente. Costuma vir com gotas de chocolate por cima, ou pequenos pedaços, que acabam derretendo.

Chafé

É apenas um apelido para os cafés fracos, como se fossem uma mistura entre chá e café. Devido à baixa concentração de pó, geralmente, é feito pelos que não gostam dos tipos mais fortes e concentrados.

Coado

É o feito em casa, com ajuda de um coador. O café feito pelo brasileiro figura entre os mais fortes do mundo, devido à alta concentração de pó. Geralmente, é bem doce, com a adição de muito açúcar.

Carioca

Também é bastante popular aqui no Brasil. É uma versão “diferenciada” do Espresso. A diferença é a adição de metade das proporções da xícara de água quente. É um pouco mais fraco que o Espresso, justamente, pela adição do líquido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *